Quem gosta de cultivar plantas e fazer novas mudas das mais bonitas e saudáveis, deve conhecer o método de propagação por estaquia. Essa é uma das formas mais comuns e fáceis de multiplicar uma planta. Veja como fazer!
Veja também: Growth: conheça o vaso que cresce com a planta
O que é a estaquia?
A estaquia é um método de propagação de plantas no qual se retira uma estaca (pedaço de caule) de uma planta adulta e saudável para replantar e dar origem a uma nova planta da mesma espécie. Não precisa de mão de obra especializada para fazer, pois é fácil.
Como fazer novas mudas por estaquia?
A reprodução de plantas por estaquia é simples de fazer, desde que você tenha cuidado ao escolher a planta e delicadeza ao lidar com ela.
Escolha a planta ideal
Para que você possa remover um galho de uma planta e fazer a reprodução por estaquia, essa planta deve estar adulta e saudável. Escolha um ramo que esteja forte, nem muito novinho e nem velho, que esteja com folhas viçosas.
Corte o ramo escolhido
O corte do ramo escolhido para ser reproduzido deve ser feito com uma tesoura de poda ou uma faca de bom corte. Ambos devem estar esterilizados para evitar contaminar a planta com possíveis fungos ou outras doenças, vindas de outras plantas que também foram podadas com essa tesoura ou faca.
Escolha um galho que tenha, pelo menos, 5 centímetros de comprimento. Não há necessidade de ser um ramo longo, pois a planta precisará concentrar suas energias para criar novas raízes nesse ramo. Por isso, quanto maior, mais difícil. Por outro lado, ele precisa ter alguns centímetros para que a planta tenha espaço onde brotar os novos ramos que irá produzir depois do enraizamento.
Nas espécies que possuem gemas é mais fácil de saber. As gemas são pequenos “nós” localizados ao longo da estaca, e é por esses nós que brotam novos ramos. Um exemplo de planta com gemas é a jiboia, e você deve cortar um galho com 3 a 5 gemas para vingar mais facilmente.
Coloque o ramo cortado para enraizar
Antes de uma estaquia brotar novos ramos ela precisa brotar raízes para se fixar e se alimentar. Então, a próxima etapa é o enraizamento. Você pode fazer isso colocando a parte de baixo da estaca em um copinho com água ou plantando direto na terra.
A diferença é que, na água, o enraizamento costuma ser mais rápido (uma semana ou duas) e você consegue observar quando as raízes já estão surgindo, para que a planta possa ir para a terra.
Mas, não é necessário botá-la primeiro na água. Se quiser, pode plantar a estaquia direto na terra e ir cuidando até ela começar a brotar novos ramos. Podem levar algumas semanas para isso acontecer.
Algumas espécies podem ser cultivadas na água mesmo – de novo, podemos usar a jiboia como exemplo. Ou seja, você pode colocar a estaca para enraizar num vaso com água e mantê-la nesse vaso para sempre, apenas trocando a água e colocando adubo líquido de vez em quando.
Veja também: Vaso autoirrigável: como funciona + tutorial de vaso caseiro
Atenção às necessidades de cada planta
Para acelerar o enraizamento e surgimento de novos brotos na sua estaca, ela deve ser mantida em um ambiente apropriado para suas necessidades.
Então, antes de cortar um galho de uma de suas plantas, procure saber qual é a necessidade dela para iluminação, regas e substrato.
E lembre-se que as plantas novinhas são mais sensíveis do que as adultas, então, trate-a com mais delicadeza e os cuidados extras que todo “bebê” necessita. Evite sol pleno muito forte e cuidado para não molhar demais.
Aproveite e veja: Lutiela: dicas de cultivo dessa exuberante folhagem
Quais plantas aceitam o método da estaquia?
Muitas plantas podem ser reproduzidas por meio da estaquia, desde as menores até grandes árvores, sejam ornamentais ou frutíferas, como por exemplo:
- Alecrim
- Buganvilea
- Figueira
- Hibiscus
- Hortelã
- Jiboia
- Macieira
- Onze horas
- Ora-pro-nóbis
- Peperômia
- Pitangueira
- Quivizeiro
- Suculentas
Veja, nesse vídeo do canal Cultivando, as dicas para reproduzir uma planta lenhosa por estaca:
Veja também: Flores brasileiras: nomes e fotos das mais populares