A recomendação do Ministério da Saúde é que a 4ª dose da vacina contra Covid-19 seja oferecida apenas para pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos. Enquanto isso, eles avaliam a ampliação de uma segunda dose de reforço para os idosos. Mas, alguns estados brasileiros estão se antecipando.
Veja também: Reforço com vacina Pfizer aumenta proteção após CoronaVac
São Paulo
No dia 21 de março, São Paulo deu início à quarta dose em idosos com mais de 80 anos, e ainda na mesma semana começará com as doses para idosos entre 69 e 79 anos. O governo estadual e a prefeitura afirmam que todas as vacinas disponíveis no Plano Nacional de Imunizações (PNI) são utilizadas como reforço, inclusive a CoronaVac.
Rio de Janeiro
O governo estadual afirmou que segue a recomendação do Ministério da Saúde. No início de fevereiro, a prefeitura anunciou que estenderá a dose extra para toda a população adulta no intervalo de um ano da terceira aplicação, começando pelos idosos em julho.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que “não há evidências científicas de que a DR2 (segundo reforço) deva ser aplicada em intervalo menor do que um ano” e, por isso, não há previsão para adiantar a inclusão desse público.
Aproveite e veja: A variante deltacron é mais perigosa que as outras?
Mato Grosso do Sul
Foi o primeiro estado a estender o segundo reforço, no início de fevereiro, para idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, gestantes e puérperas.
Rio Grande do Norte e Espírito Santo
No dia 16 de março, o Rio Grande do Norte passou a recomendar a nova aplicação para pessoas com 60 anos ou mais. No dia 21 de março, o Espírito Santo deu início à quarta aplicação para idosos com a mesma faixa etária.
Veja também: Teste de Covid pode ser deduzido do imposto de renda?
Mato Grosso, Amazonas e Pará
O Mato Grosso decidiu incluir apenas os idosos com mais de 80 anos na campanha da vacina contra Covid, a partir do dia 18 de março. No dia seguinte, o governo do Amazonas passou a oferecer um segundo reforço àqueles com 70 anos ou mais. No Pará, a dose extra é também ofertada para aqueles com mais de 70 anos, além de profissionais da área da saúde.
Os demais estados
Os outros estados que estão seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, aplicando a 4ª dose da vacina contra Covid apenas em pacientes imunossuprimidos, são Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.
Veja também: Como está a Covid nos países que acabaram com as restrições?
Fonte: O Globo Saúde