Se você ainda é relutante quanto à importância do protetor solar, provavelmente vai mudar de ideia agora, ao ver essa diferença incrível entre os braços e as pernas de um homem que passou 70 anos trabalhando embaixo do sol, sem usar protetor solar.
Enquanto somos jovens não conseguimos ver, a olho nu, os danos causados pelo sol na nossa pele. Mas, com o passar do tempo, vão surgindo manchas, a pele vai mudando de cor, e o resultado é assustador. Sem falar no risco de desenvolver câncer de pele.
Veja também: Aprenda a fazer um autoexame para detectar câncer de pele
A importância do protetor solar
Em um vídeo curto, publicado no TikTok, o Dr. Joe MD mostra imagens dos braços e pernas de um homem que trabalhou por 70 anos ao ar livre, usando camiseta de manga curta e calças.
A diferença entre as penas e os braços do homem é inacreditável. Enquanto suas pernas parecem bem joviais, clarinhas e sem nenhuma mancha, seus braços têm a pele fina, enrugada e cheia de manchas escuras causadas pelo excesso de sol.
@drjoe_md #duet with @austinskinphysicians sunscreen protects your skin from aging and damage. #sundamage #aging #sunscreen #dermatology ♬ Everybody’s Free (To Wear Sunscreen) – Instrumental – Sun Tan
De fato, como diz a legenda do vídeo, uma imagem vale mais do que 1.000 palavras, e você com certeza vai repensar a ideia de sair de casa sem filtro solar da próxima vez.
Erros mais comuns ao usar protetor solar
O uso do protetor solar deve ser feito de acordo com as instruções do rótulo. Não adianta, por exemplo, aplicar só uma vez no dia e ficar até o fim da tarde exposto à luz solar.
Também não adianta aplicar somente quando for ficar no sol, pois ele precisa proteger a pele até nos dias nublados. Então, a lista de erros mais comuns são:
- Aplicar só no rosto, quando deve aplicar em todas as partes da pele expostas ao sol;
- Usar só uma vez ao dia, quando deve aplicar todos os dias e reaplicar a cada 2 horas;
- Usar pouca quantidade, sendo que para o rosto deve aplicar 1 colher de chá cheia e, para o corpo todo, pelo menos 3 colheres de chá cheias em cada aplicação;
- Usar só no verão, quando o corpo e rosto também precisam de proteção em outras épocas do ano, mesmo em dias nublados.
Veja também: Protetor solar: veja o tipo certo para cada pele e como usar