Principalmente as mulheres gostam de usar esponjas de banho, mas será que cuidamos bem destes objetos ou será que há cuidados que estamos a ignorar?
Muito pouca gente toma precauções em relação à limpeza destas esponjas, mas depois de alguma tempo a usá-las, 77% das esponjas de banho têm bactérias, 86% tem mofo e fungos e 18% pode permitir infecções por estafilococos.
Quando esses microrganismos já estão nas esponjas é muito fácil estarem no nosso corpo, criando infecções graves em vários órgãos. As esponjas esfoliantes sofrem do mesmo problema.
O Journal of Clinical Microbiology concluiu, que as esponjas esfoliantes podem ser grandes transmissoras de bactérias.
Uma investigadora do departamento de microbiologia da Universidade de Cornell, explicou que o fato da esponja, que está molhada, ficar encostada, quieta, durante um tempo, reúne as condições necessárias para que se criem bactérias. Ao esfoliar é pior, porque estamos abrindo os poros e facilitando a entrada de bactérias no nosso corpo.
O que pode fazer, se não quiser deixar de usar esponjas no banho, é secá-la muito bem depois de usá-la, e certifique-se sempre que ela está bem limpa quando a usar outra vez.
Acrescente, de vez em quando, um pouco de bicarbonato de sódio e troque de esponja regularmente.