As pessoas que sofrem com a sinusite podem ter, ocasionalmente, espirro com cheiro ruim ou sentir que a respiração está com mau cheiro.
Acontece que a sinusite é uma inflamação dos seios nasais e ocorre principalmente depois de gripes, resfriados ou crises alérgicas.
Quando essas doenças estão se curando e surge a sinusite, o excesso de muco provocado pela inflamação pode gerar a proliferação de fungos ou bactérias. É aí que surge o mau cheiro.
Sinusite fúngica
Uma das causas para o espirro com mau cheiro é a sinusite fúngica, também chamada de bola fúngica, que é o tipo não invasivo e mais comum da doença. O mau cheiro ocorre por causa do pus que está na inflamação e fica escorrendo pelo nariz e pela garganta. Inclusive, o paciente sente esse mau cheiro dentro do nariz só com a respiração, mesmo sem espirrar.
Rinosinusite bacteriana
Outra forma de sinusite que pode causar cheiro ruim dentro do nariz é a rinosinusite causada por bactérias. São as bactérias que provocam o mau cheiro ao se proliferarem no muco acumulado depois de um resfriado, uma infecção bacteriana ou um problema dentário.
Mau hálito
Quando você espirra e sente um cheiro tipo amargo, pode ser que seja devido ao seu hálito. Nem todo mundo consegue sentir o quão forte está o hálito dentro da boca, então, o espirro pode ajudar a identificar esse odor.
Diabetes ou doença renal
Algumas pessoas diagnosticadas com diabetes ou com algum problema nos rins podem sentir um cheiro semelhante a amoníaco quando espirram.
O que fazer para resolver?
Quem já tem o diagnóstico de sinusite deve consultar seu otorrino ao perceber o mau cheiro na respiração ou nos espirros.
Uma das formas de resolver é fazer uma cirurgia para a remoção de todos os fungos e da secreção acumulada, liberando o espaço para respirar melhor e acabando com o mau cheiro.
Ou, então, podem ser receitados medicamentos para eliminar os fungos ou bactérias e manter o tratamento normal para sinusite.
No caso do mau hálito, os cuidados com uma higiene bucal adequada são essenciais. Mas, se persistir, é bom ir ao dentista para saber se existe algum problema nos dentes ou gengivas, ou se a causa pode ser estomacal.
No caso do espirro com cheiro de amoníaco, consulte seu médico para saber se o cheiro é normal devido a uma doença já diagnosticada, ou se existe alguma condição de saúde que precisa descobrir e começar a tratar.