É normal sentir uma moleza no corpo depois do almoço, pois começa o processo de digestão e o seu corpo fica mais lento. No entanto, para quem precisa voltar logo às atividades, com energia e concentração, pode ser difícil lidar com esse sono que surge e atrapalha. Veja dicas para evitar o sono e lidar com ele quando foi inevitável.
Não exagere no prato
Essa é uma dica para evitar ficar com muito sono depois do almoço. Quanto mais você come, mais pesado o seu corpo vai ficar e, por isso, mais sono você vai sentir. Então, não exagere no prato e escolha uma refeição leve. Evite o excesso de carboidratos, feijoada pesada com todos os acompanhamentos, carnes gordas e muitos líquidos. Ajude seu corpo a fazer uma digestão mais tranquila e se manter desperto.
Tire uma sesta
Se você sempre tem sono depois do almoço, pode ser que o seu corpo realmente precise dormir por alguns minutos. É melhor não lutar contra isso e dormir uma sesta de 15 minutinhos em algum sofá mais reservado, se for possível. Para ajudar a dormir melhor nesse pouco tempo, a dica anterior, de comer sem exagero, é bem importante. Serão 15 minutos preciosos para acordar com muito mais disposição.
Tome um café
Se você tem o hábito de tomar café, pode ajudar tomar uma xícara pequena, sem leite, depois do almoço. Para algumas pessoas, o café ajuda a manter o cérebro desperto enquanto o corpo digere o almoço e volta para as atividades. Depois que já estiver ativo de novo, fica mais fácil manter o estado de alerta.
Saia da frente do computador
Se você acabar de almoçar e já voltar para a frente do computador, poderá ter muito sono, pois ficará parado. Levante-se, dê uma andada pelo ambiente. Se tiver um quintal, fique lá por alguns minutos, de pé, para melhorar sua circulação sanguínea e se movimentar um pouco. Não faça caminhadas longas nem rápidas, pois poderá ter uma indigestão. Mas se tiver uma outra atividade leve para fazer enquanto isso, pode fazer.