Na maioria das vezes, quando o esmalte fica endurecido é porque já está envelhecendo. Mas, se a tampa não fica bem fechada, isso também pode acontecer. As vezes, o jeito é comprar um esmalte novo porque ele fica difícil de aplicar nas unhas e o resultado não é a mesma coisa. Só que se você gosta muito da cor e ainda tem bastante para aproveitar, existe truques para amolecer o esmalte e continuar usando. Veja só.
Banho-maria com água quente
- Coloque o vidrinho em água quase fervendo e deixe por 10 minutos.
- Esfregue o esmalte entre as mãos por alguns segundos – não agite.
- Coloque na geladeira por 15 minutos. Depois disso, o esmalte estará pronto para usar.
Óleo de banana
Essa é a solução mais popular. O óleo de banana é emoliente e traz de volta a textura mais fina do esmalte. Esse óleo é encontrado nas farmácias e alguns supermercados.
- Pingue entre 4 e 6 gotinhas de óleo de banana dentro do vidro de esmalte.
- Tampe e esfregue o vidrinho entre as mãos. Já pode usar.
Mantenha na temperatura certa
Para evitar que o esmalte endureça, é importante manter seus vidrinhos em um local seco e arejado, protegidos da luz do sol direta. Mantenha-os na sombra, se possível, em local nem muito frio, nem muito quente. Deixá-los todos de pé (ao invés de deitados) também ajuda a preservar o esmalte.
Limpe a boca do vidrinho depois de usar
Depois de usar seu esmalte, limpe a boca da tampa para garantir que fique bem fechada. Quando a boca já está coberta por esmalte seco, ela não fica bem vedada, permitindo a entrada de ar, e isso endurece o esmalte mais rapidamente.
Não deixe o esmalte aberto por muito tempo
Outra dica para preservar a textura mole do esmalte por mais tempo é evitar deixar a tampa aberta por muito tempo. Logo depois de usar, limpe a boca do vidrinho e feche bem.
Veja também: Como fazer esmalte fosco em casa + modelos para inspiração