A função de um esfoliante na pele é remover as células mortas, promovendo a limpeza e a absorção de nutrientes. Há uma grande variedade de produtos que se pode comprar para essa finalidade, mas também há muitos ingredientes que servem como esfoliante caseiro. Aprenda algumas receitas e escolha sua favorita para cuidar melhor da pele sem gastar muito e sem sair de casa.
9 Formas de fazer um esfoliante caseiro
Para que um ingrediente sirva como esfoliante, ele deve conter grânulos, que são microesferas que não se dissolvem em contato com a pele. Alguns exemplos são o mel, o açúcar, o fubá e o café. São esses grânulos que vão fazer o efeito abrasivo ao serem pressionados contra a pele, soltando as células mortas e abrindo espaço para os nutrientes serem absorvidos pelos poros.
Esses nutrientes podem estar na própria máscara esfoliante ou na hidratação que virá depois de enxaguar. Por isso é que se usam ingredientes com propriedades benéficas à pele nessas receitas. Veja as opções de esfoliante caseiro para experimentar:
1. Mel e fubá
O mel irá promover a hidratação da pele, bem como oferecer suas propriedades calmantes e antissépticas. A função do fubá é apenas auxiliar na esfoliação. É muito fácil de fazer:
Ingredientes
Mel: 3 colheres (sopa);
Fubá: 1 colher (sopa) rasa.
Modo de preparo e aplicação
- Só precisa fazer a mistura dos dois ingredientes e aplicar no rosto todo, massageando em movimentos circulares;
- Deixe agir por 20 minutos e depois enxague com água em temperatura ambiente.
2. Café
O café é outro ingrediente que serve como esfoliante e ainda fornece propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes para a pele. Veja como preparar e aplicar:
Ingredientes
Café em pó: 1 colher (sopa);
Iogurte natural: 1 colher (sopa) cheia.
Modo de preparo e aplicação
- Misture os dois ingredientes até formar uma pasta que não pode ser muito líquida;
- Depois aplique na pele, massageando em movimentos circulares para esfoliar;
- Feita a massagem, deixe o esfoliante agir por 20 minutos e depois enxague com água da torneira.
3. Açúcar
A função do açúcar nesse esfoliante é apenas de remover as células mortas. Já o óleo de coco vai ajudar a hidratar e preparar a pele para receber a hidratação com o produto específico recomendado pelo seu dermatologista. Utilize apenas se tiver pele seca ou mista.
Ingredientes
Açúcar: 2 colheres (sopa);
Óleo de coco: 2 colheres (sopa).
Modo de preparo e aplicação
- Misture o óleo de coco com o açúcar até formar uma pasta grossinha;
- Aplique sobre a pele do rosto e vá massageando delicadamente fazendo movimentos circulares com os dedos;
- Depois de feita a esfoliação, mantenha a pasta no rosto por mais 20 minutos e depois enxague, seque e aplique seu hidratante ou soro fisiológico gelado para acalmar a pele.
4. Banana e açúcar mascavo
O açúcar mascavo é mais grosso que o refinado, então promove uma esfoliação um pouco mais agressiva. Por isso é ideal para pele seca, que não seja sensível. A banana vai deixar seus nutrientes na pele, além de hidratar.
Ingredientes
Banana: 1 unidade madura;
Açúcar mascavo: ⅓ de xícara (chá).
Modo de preparo e aplicação
- Amasse bem a banana e misture o açúcar até formar uma pasta;
- Aplique sobre a pele e faça a esfoliação com os dedos;
- Deixe a máscara agindo por 20 minutos e depois é só enxaguar. Finalize com soro fisiológico gelado para acalmar a pele e receber seus sais minerais.
5. Aveia e mel
Nessa máscara, tanto o mel quanto a aveia vão agir como hidratantes e ambos irão fazer a esfoliação. A pele vai ficar calma, macia e lisa.
Ingredientes
Aveia em flocos: 2 colheres (sopa);
Mel: 2 colheres (sopa).
Modo de preparo e aplicação
- Você só vai precisar fazer uma pastinha misturando o mel e a aveia até ficarem bem incorporados;
- Depois aplique essa mistura na pele, fazendo a esfoliação com os dedos, em movimentos circulares por todo o rosto;
- Deixe a máscara agir por 20 minutos e depois pode enxaguar com água em temperatura ambiente.
6. Fubá e óleos essenciais
Essa receita de esfoliante caseiro tem o fubá como ingrediente esfoliante e vai oferecer os benefícios dos óleos essenciais e do sal marinho para a pele do seu rosto.
Ingredientes
Sal marinho: 1 colher (sopa);
Fubá: 45 gramas;
Óleo de hortelã: 3 gotas;
Óleo de amêndoas: 1 colher (chá).
Modo de preparo e aplicação
- Em um recipiente pequeno, misture todos os ingredientes até ficarem homogêneos;
- Depois, lave e seque o rosto e aplique o esfoliante, fazendo massagem no rosto todo com os dedos. Deixe agir por 15 minutos, enxague e finalize com seu creme de costume.
7. Morango e iogurte
Essa versão com nome de sobremesa é ideal para quem tem a pele sensível. Esses ingredientes hidratam, fornecem vitaminas e efeito antioxidante nas células do rosto.
Ingredientes
Iogurte natural: 150 miligramas;
Mel: 1 colher (sopa);
Açúcar: 30 gramas;
Morangos frescos orgânicos: 4 unidades.
Modo de preparo e aplicação
- Bata todos os ingredientes no liquidificador;
- Quando estiver pronto, aplique no rosto bem limpo e seco, aos poucos, fazendo a esfoliação. Depois de massagear todo o rosto, deixe mais alguns minutos antes de enxaguar.
8. Pepino
O pepino é muito bom para tratar da pele, ajudando a hidratar, clarear e acalmar. Veja o que mais vai precisar para fazer esse esfoliante caseiro.
Ingredientes
Suco de pepino: 1 colher (sopa);
Suco de limão: 1 colher (sopa);
Açúcar cristal: 1 colher (sopa).
Modo de preparo e aplicação
- Depois de fazer o suco do pepino e coar, misture com o suco de limão e o açúcar, sem bater;
- Aplique a mistura sobre a pele, esfoliando bem e depois enxague, sem deixar secar muito;
- Somente depois de ter removido completamente a máscara esfoliante e ter aplicado protetor solar é que pode sair ao sol. Se deixar vestígios de limão na pele e ir para o sol, corre o risco de ter manchas.
9. Aveia e sal
A aveia em flocos é granulada e também vai servir como um agente esfoliante na pele. Junto com ela, ingredientes que equilibram o pH e hidratam.
Ingredientes
Sal: ¼ de colher (chá);
Aveia em grãos ou farelo: 1 colher (sopa);
Água ou azeite: 1 colher (chá).
Modo de preparo e aplicação
- Misture todos os ingredientes até formar uma pasta. Coloque um pouco mais de água caso fique muito grosso e difícil de aplicar;
- Passe sobre toda a pele do rosto, inclusive no pescoço, depois de lavar bem a pele. Vá esfoliando lentamente cada parte, depois deixe alguns minutos agindo antes de enxaguar.
Motivos para usar esfoliante na pele
Mesmo quem toma os cuidados de limpar e hidratar a pele todos os dias, ao acordar e antes de dormir, está sujeito às impurezas dos ambientes que frequenta. Por isso o esfoliante caseiro é uma forma de remover a camada de células mortas que ficam na superfície da pele e impedem que os produtos hidratantes e nutritivos penetrem nos poros.
Além disso, quando os ingredientes do esfoliante também incluem a banana, a aveia e o mel, como nas receitas acima, mais do que esfoliar, eles ajudam a hidratar, acalmar e fornecem nutrientes à pele.
Entretanto, é importante lembrar que a esfoliação precisa ser feita conforme cada tipo de pele e seus hábitos diários. Há quem tenha pele seca e frequenta ambientes muito poluídos, por isso a esfoliação pode ser feita todo dia. Já para muitas pessoas de pele oleosa ou sensível, apenas uma vez na semana é o suficiente.
Além disso, o esfoliante caseiro não substitui uma limpeza com esfoliação completa feita por um profissional. É apenas um método mais barato e prático de manter a sua pele limpa, macia e hidratada sem sair de casa. Porém, não é tão profunda quanto a esfoliação feita em clínica de estética.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.