Eles dão um charme na sua decoração e deixam a casa mais aconchegante e gostosa. Mas além de saber que o tapetinho do banheiro não combina com a sala, existem outras características importantes para considerar. Veja quais são as principais que você deve prestar atenção antes de comprar.
1. Tapete para a sala de estar
Para a sala de estar, o ideal é manter um tapete que combine com a estética escolhida para o ambiente. Em geral, o ideal é escolher tapetes grandes, que façam a integração entre os sofás e outros móveis. Veja quais são as composições ideais:
- Moderna: cores sólidas ou lona, que combinam com móveis retos, em metal, vidro e até piso de madeira;
- Tradicional: se quiser um ambiente mais tradicional, os tapetes estilo persa são perfeitos, com suas cores e linhas;
- Sofisticada: tapetes felpudos são a indicação para uma decoração mais sofisticada, com iluminação indireta e móveis metalizados.
2. Para a sala de jantar
Na sala de jantar, o tapete deve ser prático e fácil de limpar. Para isso, materiais como a palhinha, lonita, palhas e afins. Eles são colocados normalmente sob a mesa e as cadeiras, ajudando a dar um destaque e compor o ambiente.
3. Quarto do casal e solteiro
No quarto, o tapete deve ser fácil de limpar, então nada de tapete felpudo aqui – apesar da tentação. Opte por algum que possa ser varrido ou aspirado diariamente. Ele pode ser grande, sob a cama, ou pequeno ao lado desta, para limpar os pés. Também pode ser um elemento decorativo no quarto, seja solto ou sob outro móvel.
4. Quarto de criança
Além de lindo, o tapete no quarto da criançada pode ser lúdico e criativo. É também fundamental que seja antiderrapante, para evitar acidentes. Outro ponto importante é que ele seja antialérgico e impermeável, facilitando assim a limpeza e, se necessário, lavagem. Claro que cores e formas são ilimitadas, bastando usar sua imaginação.
5. Para a cozinha
Sem dúvidas o tapete da cozinha é extremamente útil. Isso porque ajuda a evitar respingos no chão ou qualquer outra umidade. É importante que ele seja antiderrapante, evitando acidentes graves. Os materiais ideais são palha, borracha ou tecido. Abuse da criatividade e deixe a cozinha ainda mais com sua cara!
6. Para o banheiro
Primeiro de tudo, é fundamental que os tapetes de banheiro sejam antiderrapantes. Isso não quer dizer que você vá deixar seus tapetinhos de crochê de lado, basta comprar uma base emborrachada. Nesse ponto, deixe sua criatividade fluir e harmonize com seu estilo de decoração, evitando exagerar nas cores, caso tenha um banheiro colorido. Por outro lado, caso ele seja monocromático, aproveite para dar uma corzinha.