Usar uma vassoura é uma tarefa muito simples. Mas, para quem ainda não tem prática, é bom conhecer os erros de uso dessa ferramenta tão importante na rotina de limpeza. Será que você tira o melhor proveito da sua vassoura?
1. Usar a vassoura para esfregar o chão
Muita gente usa a vassoura para esfregar o piso molhado com água e detergente ou sabão e fazer uma limpeza mais profunda. Para vassoura, essa prática acaba danificando um pouco as cerdas. Mas o problema maior é fazer isso em um piso que pode ser arranhado e aí o prejuízo é maior do que comprar uma vassoura nova. Para esse tipo de limpeza, use um mop ou um pano com rodo.
2. Usar a mesma vassoura para dentro e fora de casa
Tanto por causa dos tipos de piso quanto pela sujeira mais pesada que tem do lado de fora da casa, o ideal é ter uma vassoura para usar dentro e outra para usar fora de casa. Geralmente, a vassoura externa pode ser mais rústica, de piaçava, enquanto a interna pode ter cerdas mais macias.
3. Deixar a vassoura de molho
Se a sua vassoura estiver muito suja, pode deixá-la por alguns minutos de molho em um balde com água e detergente. Mas não esqueça a vassoura lá dentro, pois, além do mau cheiro, as cerdas podem amolecer e não voltarem mais ao normal. Para dar uma higienizada na vassoura toda vez que terminar de usá-la, basta passar uma escova de cerdas firmes, a seco mesmo.
4. Guardar a vassoura com as cerdas para baixo
Parece óbvio apenas deixar a vassoura em um canto da cozinha ou da lavanderia, com as cerdas para baixo, pronta pra ser usada outra vez. Mas, se a sua vassoura tiver cerdas muito moles ou for meio pesada, o peso do cabo vai dobrar e amassar as cerdas, diminuindo a vida útil da sua vassoura. Depois de limpá-las, guarde-a com o cabo para baixo e as cerdas para cima.
5. Dar passadas longas e rápidas com a vassoura
Esse é um erro que não danifica a vassoura, mas que faz a sua limpeza ser malfeita. Se você passar a vassoura no piso com passadas muito longas e rápidas, tudo o que vai conseguir é levantar e espalhar poeira pelo ambiente. As passadas devem ser curtas para juntar a sujeira. É melhor que sejam passadas curtas e rápidas ou longas e lentas.
Veja também: Como limpar seu aspirador do jeito certo