Por mais que você saiba muito bem como limpar sua casa, existem alguns erros graves que muitas vezes são esquecidos. Assim, a higienização pode ser comprometida, ou pior, você pode acabar danificando pisos e o mobiliário. Veja então quais são e não cometa mais esses erros.
Pano de limpeza
Cada tipo de cômodo deve ter seu próprio pano de limpeza. Ou seja, o que é utilizado na sala é só para lá, outro para os quartos, outro para banheiros e alguns para a cozinha. Assim, você evita contaminar outras partes da casa com germes específicos de cada região.
Produtos químicos
Produtos de limpeza multiuso e desinfetantes devem ser usados com cautela. Isso porque eles visam eliminar os germes, mas acabam deixando somente os mais resistentes, que se multiplicam e podem causar problemas. Então use principalmente no banheiro e cozinha, deixando agir sempre por pelo menos 10 minutos.
Esponja de aço
Por mais que ela dê brilho no momento da limpeza, com o tempo ela acaba riscando e danificando os metais, deixando-os opacos e sem vida. Então, deixe a esponja de aço fora da faxina! Se quiser dar brilho, abuse do bicarbonato e vinagre.
Sabão em pó
No Brasil se tem o costume de lavar o chão com sabão em pó, daquele mais baratinho mesmo. Só que ninguém te contou que ele é super corrosivo para pisos frios, não foi? Então use-o somente para lavar roupas mesmo. No piso, use produtos específicos para isso.
Como limpar piso de cozinha: 7 dicas para facilitar
Varrer e passar pano
Ao passar a vassoura no chão, você consegue empurrar parte da sujeira, porém uma boa quantidade acaba ficando suspensa no ar. Consequentemente, ela irá descer depois que você passar pano e sujar tudo novamente. O ideal é passar o aspirador de pó ou então fazer a varrição úmida, que nada mais é do que “varrer” com um pano molhado, retirando o excesso.
Encerar
Para quem tem pisos de madeira, evite usar cera com frequência, pois ela pode formar uma camada mais difícil de limpar e até mesmo manchar o piso. O mesmo vale para as “ceras” de piso frio, super fáceis de guardar aquela marca de pé para o resto da existência.
Qual desses erros você já cometeu alguma vez? Compartilhe outros que também devem ser evitados!