Passar roupa não é das tarefas mais agradáveis, mas às vezes é necessário, como quando você tem roupas sociais que precisam estar apresentáveis, bem lisinhas, na hora de vestir. Se você precisa passar roupa ou simplesmente tem esse hábito, mas gostaria de fosse menos trabalhoso, confira se está cometendo algum desses erros que vai ver a seguir. Pode ser que eles estejam dificultando a sua vida na hora de realizar essa tarefa.
1. Não ajustar a temperatura do ferro para diferentes tecidos
Se você tem várias roupas com tecidos bem diferentes, dos mais delicados aos resistentes, precisa se preocupar em adaptar a temperatura do ferro na hora de passar, evitando que certas peças queimem.
Para facilitar, organize a pilha de roupas por tecido, começando pelos mais delicados. É importante começar pelas roupas delicadas, pois o ferro demora mais para esquentar do que para esfriar.
2. Nunca limpar o ferro
Sabia que o ferro de passar precisa de uma limpeza de vez em quando? Principalmente por causa da água que vai dentro dele, no caso dos ferros a vapor. Com o passar do tempo, a água vai deixando sedimentos que ficam presos nas saídas de vapor, e o ferro deixar de funcionar tão bem. Também podem ficar resíduos de tecido presos no ferro, e tem o risco de manchar as roupas.
Veja essas dicas de como limpar ferro de passar.
3. Colocar água demais no ferro
Se o seu ferro é a vapor, que precisa colocar um pouco de água no reservatório para aquecer e criar o vapor, precisa respeitar a quantidade de água recomendada. Se você enche demais o reservatório, a água em excesso pode respingar na roupa, trazendo algum resíduo de dentro do ferro e deixando a roupa suja.
4. Guardar o ferro com água dentro
Depois que terminar de passar roupa a vapor, precisa retirar a água que sobrou no reservatório. Se deixar a água lá dentro, pode danificar peças internas do ferro, reduzindo sua vida útil.
5. Passar os botões de plástico
Quando for passar camisas com botões de plástico, tome o cuidado de não passar o ferro por cima dos botões, pois eles podem derreter e cair. É para isso que o ferro tem um formato com ponta. Essa ponta deve ser passada entre um botão e outro.
6. Passar roupa que já foi usada
Você só deve passar roupas que estão limpas, nunca roupas que já foram usadas, nem mesmo uma única vez. Se fizer isso, e a roupa estiver com alguma sujeira, mesmo que não dê para ver, esse resíduo vai penetrar ainda mais no tecido. Além disso, a roupa pode ficar com cheiro ruim.
7. Passar demais cada peça
O ferro quente tem o poder de eliminar as marcas nos tecidos com facilidade, em poucas passadas. Não precisa ficar muitos minutos passando a mesma roupa, pois isso pode danificar as fibras do tecido e deixá-las opacas.
Veja também: Quais peças você deve ou não passar a ferro