erros ao cozinhar arroz
Crédito: Freepik

5 Erros na hora de fazer arroz

Depois que você eliminar estes erros, vai descobrir que fazer arroz é muito simples e prático

Publicidade

Em teoria, cozinhar arroz é muito simples, pois só precisa de arroz, água e sal, correto? Bem, depende. Existem diferentes maneiras de cozinhar arroz, mas todas elas têm alguns detalhes em comum que você precisa saber para resultar em um arroz delicioso, sem queimar nem ficar duro. Veja quais são os principais erros na hora de fazer arroz.

1. Proporção correta de água

Para fazer um bom arroz, que fique cozido no ponto, é importante prestar atenção na quantidade de água que vai usar. A técnica padrão é você colocar duas partes de água para uma parte de arroz, ou seja, sempre o dobro de água.

Se quando a água estiver quase acabando, você provar e achar que ainda está duro, pode adicionar um pouco mais, cerca de meia xícara por vez. É melhor assim do que colocar água em excesso e o seu arroz virar um purê.

2. Temperatura da água

Essa é uma dica, mas que não chega a ser uma regra, pois vai depender do tipo de arroz a ser usado. Porém, se você acredita estar fazendo tudo certo, mas o seu arroz continua duro, talvez esse seja o problema.

Publicidade

Se você deixar o fogo no alto o tempo todo, do início ao fim do cozimento, a água pode evaporar muito rápido, antes de os grãos cozinharem. Então, o ideal é deixar o fogo alto até a água ferver, depois colocar no médio até o final do cozimento.

3. Colocar água fria durante o cozimento

Como já foi dito, pode ser que você precise adicionar um pouco mais de água ao final do cozimento do arroz para ficar mais macio. Mas, é importante que essa água seja fervente para manter a temperatura. Do contrário, poderá continuar com o arroz meio duro e com uma textura desagradável.

4. Mexer o arroz durante o cozimento

Se você ficar mexendo o arroz, é quase certo que ele vai virar uma papa. Depois que você colocou a água, não mexa mais. Assim, o arroz vai formar espaços para a água evaporar e cozinhar no tempo correto. Se você mexer, a água vai ficando presa embaixo dos grãos e eles vão cozinhar demais.

5. Desligar o fogo na hora errada

Essa é a dica de vovó: quando o arroz começar a estalar na panela, é hora de desligar. Não precisa esperar estalar demais e nunca desligue antes de ouvir os estalos. Quando começar a ouvir alguns, desligue, tampe e deixe-o descansando por uns 5 minutos antes de mexer.

Publicidade

Veja também: 3 maneiras de tirar o gosto de queimado do arroz

PODE GOSTAR TAMBÉM