Erros que estragam as panelas antiaderentes
Crédito: Freepik

5 Erros que estragam as panelas antiaderentes

A ideia de usar essa panela é passar menos trabalho. Mas, é claro que você também deseja que o seu investimento tenha alta durabilidade

Publicidade

Ter panelas antiaderentes é uma maravilha. Nada como cozinhar qualquer tipo de alimento sem que ele grude no fundo da panela. Mas, para que as suas panelas antiaderentes tenham uma longa vida, alguns cuidados básicos de uso são necessários. Quanto melhor cuidar, mais tempo elas vão durar. Será que você comete esses erros?

1. Cozinhar com utensílios de metal

Para cozinhar com panelas antiaderentes você deve usar colher de pau, plástico ou de silicone, pois esses materiais não arranham o fundo da panela. Qualquer utensílio de metal danifica o revestimento da panela antiaderente e logo ela perde sua função principal.

2. Cozinhar com fogo alto

Nas primeiras vezes não vai parecer um problema. Mas, cozinhar com fogo alto pegando na sua panela danifica a camada antiaderente, além de aumentar a liberação de toxinas do material. Quando precisar fazer uma receita com fogo alto, o ideal é dar preferência para uma panela de ferro fundido.

3. Lavar na máquina de louça

O ideal é lavar suas panelas antiaderentes na mão mesmo, com o lado mais macio da esponja e, se precisar, água quente. Na máquina a panela danifica mais rápido, pois além de ser exposta à água quente por mais tempo, o sabão de louça é mais concentrado e abrasivo, podendo danificar a camada antiaderente.

Publicidade

4. Aquecer a panela antes de botar gordura

Não coloque sua panela sobre a chama do fogão sem antes colocar óleo ou manteiga. Mesmo uma pequena quantidade dessas gorduras é o suficiente para proteger a camada antiaderente do fogo.

5. Spray de óleo antiaderente

Além de ter uma panela antiaderente, você usa óleo em spray para garantir que a comida não vai grudar? Bem, tome cuidado com isso, pois com o tempo de uso, esse spray vai deixado resíduos invisíveis na sua panela, cada vez mais sólidos e difíceis de remover. Se precisar esfregar muito, lá se vai a antiaderência.

Veja também: Como tirar ferrugem de panela de ferro

PODE GOSTAR TAMBÉM