Menu

9 Erros e cuidados com a eletricidade para não causar incêndios na sua casa

Prevenir é a melhor atitude quando o assunto é energia elétrica e o risco de incêndio

Crédito: Freepik

Publicidade

Lidar com energia elétrica não é brincadeira. Se você não souber o que é certo e errado na hora de mexer na eletricidade da sua casa, pode provocar um incêndio. Veja quais cuidados deve tomar e o que nunca deve fazer quando o assunto é eletricidade.

Erros que podem causar sobrecargas e incêndios

1. Usar extensões com vários plugues

Quando for comprar uma extensão para ligar mais de um aparelho na mesma tomada, prefira uma régua com fusível, que tem um botão de liga e desliga, pois caso ocorra uma sobrecarga de energia, o fusível queima sem repassar a sobrecarga para a corrente elétrica.

2. Deixar um aparelho na tomada mesmo com a fiação quente

A fiação quente é um sinal de alerta para sobrecarga de energia. Se notar que a fiação de algum aparelho está quente, desligue-o da tomada imediatamente. Depois de esfriar, faça o teste ligando o aparelho em outra tomada e chame um profissional para verificar o problema.

3. Ignorar quando o disjuntor desarma

Quando um disjuntor desarma e desliga a energia da casa toda ou parte da casa, quer dizer que está havendo uma sobrecarga de energia. É um sinal de alerta que não deve ser ignorado. Não religue o disjuntor antes de chamar um eletricista para encontrar o ponto de sobrecarga e corrigir o problema.

Publicidade

4. Instalar fios com bitola menor do que a necessária

Você não pode instalar qualquer tipo de fiação elétrica na sua casa, sem se preocupar com a corrente elétrica que já foi instalada. Se a fiação for menor do que o necessário para o aparelho ou disjuntor, há risco de incêndio. Isso vale para o chuveiro, por exemplo. Na hora de trocar por um novo de maior potência, precisa chamar um eletricista para avaliar se aquela fiação vai dar conta da potência mais alta.

5. Instalar ar-condicionado sem avaliação da rede

O ar-condicionado é um aparelho de alta potência que exige bastante energia elétrica para funcionar. Então, antes de instalar, chame um eletricista para avaliar se a rede elétrica da sua casa, e a tomada onde pretende ligar o aparelho, são adequadas para isso.

Cuidados para prevenir incêndios por curto-circuito em casa

6. Compra de produtos certificados

Na hora de comprar qualquer produto para a rede elétrica ou eletrodoméstico para sua casa, confirme se o produto é certificado pelo Inmetro.

7. Aparelhos longe da água

Energia elétrica e água não combinam. Muito cuidado quando for usar um equipamento que precisa ser ligado na rede elétrica, garantindo que esteja longe da água. Você pode levar um choque, pois a água é condutora da corrente elétrica.

Publicidade

8. Nunca use água para apagar um curto-circuito

Seguindo a dica anterior, se perceber faíscas de um curto-circuito, jamais tente apagá-las usando água, ou irá piorar a situação e você vai levar um choque. Primeiro, desligue a chave geral, depois chame os bombeiros. Se souber usar o extintor de incêndio, precisa ser o classe C, próprio para incêndios elétricos energizados.

9. Desligue a chave geral antes de fazer reparos

Sempre que for fazer um conserto elétrico na sua casa, por mais simples que seja, desligue a chave geral de energia. Só assim você garante que, se tocar em uma parte energizada, não vai levar um choque ou iniciar um incêndio.

Sair da versão mobile