Erros que podem deixar sua vida muito complicada
Crédito: Freepik

5 Erros que podem deixar sua vida muito complicada – e como corrigi-los

A vida vira um caos quando você não toma as rédeas das situações e fica apenas lamentando. Mude isso, pois só depende de você

Publicidade

Muitas pessoas sentem que levam uma vida cheia de bloqueios, não conseguem dar conta dos compromissos, fazer boas amizades nem “ir para frente”. Essa sensação não tem a ver com o carma ou o azar. Tem a ver com as atitudes no dia a dia.

Mas, para enxergar o que está fazendo de errado e conseguir melhorar, é preciso fazer uma autoanálise e se conhecer melhor. Se você se sente desse jeito, reflita sobre essas questões a seguir e tome a decisão de colocar em prática as soluções propostas.

1. Não se responsabilizar pelas coisas que faz de errado

Você sabe reconhecer quando algo deu errado por sua culpa, ou prefere sempre encontrar um culpado que não seja você? Tem gente que culpa os outros, a bebida, o cachorro, o transporte que atrasou, o celular que não notificou, qualquer coisa, menos a si mesmo.

Acontece que, quando você não se responsabiliza por não cumprir um combinado ou não completar uma tarefa, as pessoas ao seu redor começam a se afastar, pois percebem que você não tem compromisso, responsabilidade nem respeito pelo tempo delas.

Publicidade

Mais do que começar a assumir a culpa e pedir desculpas, é necessário mostrar uma mudança de atitude. Pare para pensar no que faz você não cumprir com o que promete ou combina. Se chegar à conclusão de que você realmente não se importa com certas coisas e pessoas, é melhor deixar de se comprometer com isso. Você não é obrigado.

2. Esperar que as coisas mudem sem tomar uma atitude

Apenas reclamar que tudo na sua vida dá errado não vai fazer as coisas melhorarem. Esse hábito tem a ver com o da dica anterior. As pessoas que ficam vendo a vida passar, apenas reclamando que nada para elas dá certo, são as mesmas que não se responsabilizam pelos seus atos, ou seja, que não assumem as rédeas da própria vida.

Pode ser que, lá no fundo, seja medo e insegurança. Você não quer sentir culpa caso tome uma atitude e as coisas deem errado mesmo assim. Porém, a única forma de estar no comando da sua vida é fazendo suas próprias escolhas. Você terá que assumir erros, mas também terá o prazer de se sentir orgulhoso quando começar a acertar.

3. Procrastinar

A procrastinação não é simplesmente um hábito dos preguiçosos. Deixar tudo para depois, se sentir culpado por acumular tarefas e nunca dar conta das coisas pode estar enraizado na formação da sua personalidade desde lá na infância. Mas, saber disso não é motivo para achar que você é assim mesmo e não tem como mudar.

Publicidade

Aqui, mais uma vez, você precisa tomar as rédeas da situação e decidir mudar de atitude. Para deixar de ser um procrastinador você vai precisar treinar novos hábitos todos os dias, com foco e persistência.

Veja como adotar novos hábitos para ser mais produtivo.

4. Não aprender com os erros

Enquanto você não se sentir responsável pela sua própria vida, não vai aprender com os erros que cometer. Isso significa que você ainda não amadureceu, e esse comportamento imaturo vai resultar em muitos momentos de fracasso que você não gostaria de viver.

Para se tornar uma pessoa madura e responsável, você precisa entender que ninguém é responsável por você: nem os seus pais, qualquer parente, namorado(a) ou amigos.

Publicidade

Quando conseguir enxergar a vida a partir dessa perspectiva, você vai começar a prestar mais atenção em tudo o que fizer. Quando você tomar uma atitude errada, estará prestando atenção no erro, vivenciando ele por completo, e vai evitar cometer o mesmo erro duas vezes.

5. Não ter prioridades

Para essa dica, vale mencionar a famosa frase: “para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. Se você não determinar quais são as prioridades da sua vida, nunca vai atingir qualquer objetivo.

Então, pegue um caderno e uma caneta, ou abra seu computador, e faça uma lista sobre quais sãos as coisas que você deseja conquistar na sua vida a curto, médio e longo prazo. Depois, faça uma lista do que você tem que fazer para realizar cada uma dessas coisas.

Publicidade

Organize suas ideias, faça planos e coloque-os em prática sem dar desculpas de que não tem dinheiro, não tem conhecimento ou não tem tempo. Comece onde você está, com o que você tem em mãos. Só por estar aqui lendo essas dicas é sinal de que você quer chegar a algum lugar e está dando um passo rumo à mudança.

PODE GOSTAR TAMBÉM