A intoxicação alimentar é quando você ingere micro-organismos nocivos ao seu corpo. Pode ser vírus, fungos, bactérias ou parasitas que estão na comida, nas suas mãos, na água ou nas superfícies.
Quando isso acontece, surgem os sintomas de dor abdominal, diarreia, vômito, febre, fraqueza e desidratação. Em alguns casos é preciso ser internado ou há risco de morte. Então, veja o que não fazer para prevenir a intoxicação alimentar na sua casa.
1. Comer ovo e carne crus
Os ovos podem ser portadores da bactéria Salmonella, assim como outros tipos de bactérias e parasitas podem estar nas carnes cruas. Então, evite ao máximo consumir esses ingredientes sem que estejam devidamente cozidos. Há muitos pratos com carne crua, mas se quiser comê-los, compre a carne de um açougue da sua confiança e consuma enquanto ainda estiver bem fresca.
2. Usar as mesmas facas e tábuas para cortar carnes e vegetais
Pode ocorrer uma contaminação cruzada se você usar a mesma faca e a mesma tábua para cortar carnes e depois para cortar vegetais. Mesmo lavando, as tábuas de madeira podem continuar contaminadas. O ideal é usar utensílios diferentes.
3. Não lavar a pia antes e depois de usá-la
A pia e as bancadas da cozinha precisam ser higienizadas com água e detergente, antes e depois de cada uso. Esse cuidado é especialmente importante se você for usar a pia para preparar alimentos que não serão cozidos em alta temperatura, pois os micro-organismos podem estar sobre a bancada e ter contato com o alimento, indo direto para o seu estômago.
4. Não lavar frutas, legumes e verduras antes de comer
Mesmo que você vá descascar uma fruta ou legume, deve lavá-lo antes de comer. Se for consumir a casca, a lavagem é essencial. Ainda que pareça limpo, o vegetal entrou em contato com muitas mãos e superfícies antes de chegar na sua casa e pode estar bem contaminado.
Uma das formas de lavar é colocando os vegetais dentro de uma bacia com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária própria para desinfecção de alimentos. Deixe os vegetais de molho por 10 minutos nessa mistura, depois enxague bem e guarde.
5. Lavar a carne antes de preparar
Não tem necessidade de lavar as carnes antes de prepará-las. Pelo contrário, é arriscado. Se a carne estiver contaminada, tudo o que você vai fazer é espalhar os micro-organismos pela carne e pela pia, sem se livrar deles. Durante o cozimento eles vão morrer, então não lave.
6. Deixar comida fora da geladeira
Depois que a comida estiver pronta você pode deixá-la esfriando um pouco fora da geladeira antes de guardar para evitar que a geladeira gaste mais energia.
Mas, assim que estiver morna, coloque a comida na geladeira para evitar que a temperatura ambiente faça os micro-organismos se desenvolverem, já que o calor é ideal para proliferação desses bichinhos.
7. Não lavar as mãos antes de preparar a comida
Lavar as mãos é uma regra básica de higiene que se ensina para as crianças, e o motivo é justamente evitar a intoxicação alimentar.
Suas mãos tocam em todo tipo de coisa o tempo inteiro, e podem estar contaminadas sem prejudicar sua saúde, a menos que você tenha o hábito de roer as unhas.
Mas, se essas mãos contaminadas tocarem o alimento, poderão contaminá-lo. Lave bem as mãos com sabonete ou detergente antes de cozinhar e de comer.
8. Conservar alimentos do jeito errado
Leia sempre o rótulo dos alimentos para armazená-los do jeito certo. Alguns precisam de geladeira, outros podem ficar no armário, sempre ao abrigo da luz, em temperatura ambiente e em local seco e arejado.
Se não seguir essas recomendações o alimento vai estragar mais rápido, até antes do prazo de validade, e nem por isso vai apresentar sinais de estragado. Se você comer, vai se intoxicar.
9. Consumir alimentos vencidos
É verdade que alguns alimentos continuam bons para comer, mesmo depois de alguns dias vencidos. Isso, claro, se estiverem conservados do jeito certo.
Mas, para prevenir uma intoxicação alimentar, o melhor é nunca consumir alimentos vencidos, mesmo quando parecem estar com aspecto, cheiro e gosto bom.
Veja também: Tipos de alimentos que duram mais tempo na geladeira