Além de saboroso, o ovo é uma rica fonte de proteínas e ácidos graxos ômega-3, além de muitos outros nutrientes importantes para a saúde.
Não aumenta o colesterol e é recomendado principalmente para atletas e pessoas em recuperação de cirurgia, pois ajuda na reconstrução e cicatrização dos tecidos.
Faz parte da dieta das pessoas que comem carne e também de quem é ovo-lacto-vegetariano. E a melhor forma de usufruir todos estes benefícios do ovo é sabendo guardá-los e preparar o alimento.
Veja também: Tempo de cozimento do ovo: qual é o ponto perfeito?
Guardar fora da geladeira
Os ovos não vão estragar de um dia para o outro se ficarem fora da geladeira. Mas, o tempo de consumo deles diminui devido à temperatura mais elevada do lado de fora. Quanto mais calor estiver fazendo, pior.
Lavar antes de guardar
Pode parecer uma ideia bem cuidadosa e higiênica lavar bem os ovos antes de guardá-los na geladeira. Mas, não é. Os ovos têm uma casca porosa que absorve parte da água quando é lavada. Se o ovo for passar dias na geladeira, essa água pode prejudicar sua qualidade.
Consumir ovo cru
A menos que você recolha os ovos frescos do seu próprio galinheiro, e tenha o cuidado necessário com a saúde das suas galinhas, é arriscado comer ovos crus.
O risco é de contaminação por bactérias, principalmente a Salmonella, que fica na casca dos ovos e infecta a gema e a clara quando o ovo é quebrado. Se ele for cozido ou frito, a bactéria morrerá.
Aproveite e veja: Salmonella: formas de contaminação, sintomas e tratamento
Comprar sem conferir
Na hora de comprar ovos, abra a caixa e verifique um por um. Dê uma mexidinha no ovo para ver se ele está solto ou grudado na caixa. Grudado quer dizer que a casca rachou e vazou. Também verifique se todas as cascas estão inteiras, sem rachados ou partes quebradas. Por fim, confira a data de validade.
Veja também: Como saber se tenho ovo podre, velho ou fresco? Faça o teste!