Menu

6 erros ao fazer tranças que podem prejudicar a saúde dos seus cabelos

As tranças são lindas, mas também traiçoeiras se não souber como fazê-las e mantê-las

Crédito: Freepik

Publicidade

Usar trança é um jeito prático e muito bonito de variar o penteado todos os dias. São diversos modelos para fazer, combinando com todos os tipos de looks e ocasiões, desde os básicos aos chiques. Porém, existem alguns erros ao fazer tranças que podem comprometer a saúde dos seus cabelos.

6 erros ao fazer tranças:

1. Tranças muito apertadas na raiz

Quanto mais apertada for a trança na raiz do cabelo, e quanto mais tempo ela for mantida, maior é o risco de desenvolver alopecia por tração, que é a queda de cabelo por causa do estiramento excessivo do fio. Geralmente essa queda acentuada se concentra na região perto da testa e das orelhas, que é onde os fios são mais puxados para a trança ficar apertada e firme.

2. Fazer trança no cabelo molhado

Fazer trança no cabelo molhado é mais fácil, pois os fios não ficam escapando e o trançado fica mais firme. Por outro lado, o couro cabeludo demora muito mais para secar, tornando maior o risco de problemas com fungos e bactérias. O ideal é fazer a trança no cabelo já seco, especialmente nos cabelos grossos e volumosos.

3. Lavar demais o cabelo com tranças nagô

A mesma dica vale para quem tem tranças tipo nagô (de raiz), que ficam no cabelo por meses. O ideal é reduzir o número de lavagens na semana, e secar bem o cabelo com vento frio do secador depois de lavar, até que esteja seco.

Publicidade

4. Desfazer as tranças puxando

Assim como não é recomendado puxar demais os fios para fazer a trança, deve ter delicadeza na hora de desfazê-la. Solte aos poucos e de leve, pois os fios podem quebrar, principalmente se a trança estiver muito apertada. Quando o cabelo fica trançado por muito tempo, os fios ficam frágeis e precisam ser manuseados com delicadeza.

5. Usar as tranças fixas por mais de seis meses

As tranças fixas são as de raiz ou mesmo as sintéticas que são amarradas nos fios naturais, fazendo peso neles. Essas tranças ficam no cabelo por meses. Para evitar que o cabelo fique muito danificado, é recomendado dar um intervalo de pelo menos um mês, depois que estiver usando o penteado por 3 a 6 meses. Quando chegar a hora da manutenção, retire todas as tranças para o cabelo se recuperar, e depois de um mês pode fazer de novo.

6. Não fazer cronograma capilar

O cronograma capilar é um calendário semanal de cuidados com o cabelo, a fim de garantir que ele esteja sempre hidratado, nutrido e reconstruído. Quando você usa trança com frequência, principalmente as mais apertadas, é importante oferecer esses tratamentos ao cabelo para que ele esteja sempre forte, se recuperando dos danos que a trança pode causar.

Publicidade

Veja também: Lindos penteados com trança para inspiração

E mais: 9 Ideias de penteados para crianças

 

Sair da versão mobile