Ensinamentos que pais e mães podem aprender com os filhos
Crédito: Freepik

5 Ensinamentos que pais e mães podem aprender com os filhos ao longo da vida

Observar e aprender com os filhos é uma oportunidade de continuar evoluindo a vida inteira

Publicidade

Mais do que se preocupar em moldar o caráter e a personalidade do seu filho para que ele seja uma boa pessoa, é dar liberdade para que ele experimente a vida, aprenda com tudo o que está ao seu redor e mostre a você quem ele realmente é.

Quando você oferece as condições, mas deixa seu filho caminhar sozinho, descobre o verdadeiro valor dos seus ensinamentos e o quanto você ainda tem a aprender com a vida, que é um ciclo infinito de evolução.

1. Nem tudo precisa de um motivo para ser

A preocupação dos pais em dar motivo para os filhos pequenos fazerem o que deve ser feito, acaba por camuflar a beleza das coisas que não precisam de motivo para serem feitas.

Quantas vezes você perguntou ao seu filho pequeno por que ele estava fazendo tal coisa, e ele respondeu “porque sim”? É simples assim, nem tudo na vida precisa de um motivo para ser, fazer ou querer.

Publicidade

2. Vai passar

Esse é um ensinamento que vem em duas etapas: quando as pessoas envelhecem, percebem que tudo na vida passa: as alegrias e tristezas, os momentos, o tempo… Mas, antes de envelhecerem, os adultos usam a frase “vai passar” para acolher seus filhos em um momento de dor ou tristeza. Só percebem o valor desse ensinamento quando os próprios filhos lhe dizem isso.

3. Ser apenas você mesmo

Como é difícil entender o verdadeiro sentido dessa poderosa frase. Desde pequenas, as pessoas aprendem a moldar seus hábitos e gostos com base em referências de outras pessoas. Leva tempo até aprenderem que é muito mais simples e interessante ser apenas você mesmo.

Muitas vezes, esse aprendizado só chega quando adultos se tornam pais. Nessa fase da vida, eles deixam de se importar tanto com coisas que, agora, não têm real importância. E, além disso, têm o privilégio de aprender com os filhos pequenos a beleza e a simplicidade de ser apenas a sua própria essência.

4. Seguir em frente

Os filhos pequenos ensinam essa lição quando mostram que o rancor é uma perda de tempo e, cinco minutos depois de se chatearem já estão felizes de novo.

Publicidade

Os filhos adolescentes ensinam essa lição quando ainda estão sedentos por viver novas experiências sem medo do que pode dar errado.

Felizes dos pais que enxergam essa virtude nos filhos e voltam a colocá-la em prática em sua rotina, aproveitando cada momento da vida, apesar de tudo que já viveram.

5. Seu filho aprendeu com você muito mais do que você imaginava

Depois que os filhos ficam adultos, muitas características e hábitos dos pais se manifestam neles, pois são colocados em prática quando os filhos começam a cuidar da própria vida e da família que formaram.

Publicidade

É aí que os pais se dão conta do quanto suas influências no dia a dia ficaram marcadas na personalidade, nos costumes e no caráter dos filhos. Se você se preocupou em oferecer boas referências aos seus filhos na infância e adolescência, acaba de descobrir que valeu a pena.

PODE GOSTAR TAMBÉM