Nem sempre é bom colocar uma mudinha direto na terra para começar a cultivar. Dependendo da planta, é melhor fazer o enraizamento fora do local definitivo para que ela “pegue” mais fácil na terra onde vai ficar e crescer. Esse enraizamento pode ser feito de diferentes maneiras.
1. Enraizar mudas só com água
O método mais simples é usar apenas água para enraizar as mudinhas. Pode levar um pouco mais de tempo do que se você usar algum enraizador, mas vale a pena fazer o teste.
Tudo vai depender de como você fizer o corte da muda e também como vai cuidar delas até que criem raízes e possam ser plantadas.
Elas precisam que a água seja trocada com frequência, e devem ficar a uma temperatura não muito baixa, para acelerar o enraizamento. Veja no vídeo quais são os cuidados básicos:
2. Enraizar mudas na água com canela
A canela ajuda a acelerar o surgimento de raízes. Para esse procedimento, vai precisar dar folhinhas inteiras de suculentas ou pequenos brotos de outras plantas, também de um potinho, um pedaço de plástico transparente, água e canela. Confira no vídeo o passo a passo e como fica o resultado:
3. Germinar mudas de suculentas no berçário
Essa técnica do berçário é muito usada para enraizar as suculentas e é muito fácil de fazer. Só precisa pegas as folhas que se soltaram e colocá-las por cima de uma terra bem leve, regando com um pouco de água para manter a terra umedecida.
Também pode enterrar uma pequena parte da base da folha na terra. Depois é só aguardar, mantendo a terra úmida, até surgirem as raízes ou mudinhas. Veja no vídeo como fazer:
4. Enraizador natural caseiro
Além das formas simples, colocando na água ou no berçário, você pode acelerar o processo fazendo um enraizador natural caseiro. Ele vai fornecer nutrientes extras para estimular o surgimento das raízes.
Ingredientes
Lentilhas ou feijões: 3 colheres (sopa);
Água: 400 ml + para botar as sementes de molho.
Modo de preparo
- Coloque as lentilhas ou feijões dentro de uma tigelinha e cubra com água.
- No dia seguinte, escorra a água, mas mantenha as leguminosas na tigelinha, úmidas.
- Durante os dias seguintes, vá colocando apenas um pouco de água nas leguminosas para que se mantenham úmidas.
- Lá pelo 5º dia elas devem começar a germinar, ou seja, nascerem brotinhos.
- Quando as leguminosas estão germinando, elas liberam ácido indolbutírico que é o que vai incentivar a produção de raízes nas mudas.
- Quando tiver os brotos, coloque-os no liquidificador junto com os 400 mililitros de água e triture bem.
- Coe o líquido para um frasco e guarde a pasta que sobrar.
- Coloque um pouco do líquido em um copo ou vasinho e coloque as mudas lá dentro para enraizarem durante 3 dias, trocando o líquido diariamente.
- Depois que plantá-las no local definitivo, continue fazendo regas com esse líquido enraizador.
- Com a pasta que sobrou após triturar os brotos você pode fazer um enraizador em pó que vai durar mais tempo, de 6 meses até 1 ano.
- Espalhe a pasta em uma forma revestida com papel-alumínio. Faça uma camada fina. Tampe a forma com uma rede para evitar os mosquitos.
- Coloque ao sol para secar por completo. Pode levar uns 2 ou 3 dias.
- Quando estiver totalmente seco, terá o seu pó enraizador. Armazene-o em um frasco fechado e vá diluindo em água para regar as plantas.
Veja também: como identificar e tratar fungos nas plantas