Enigmas policiais para exercitar a lógica

7 mistérios policiais para revolver e se divertir

Questões de níveis diferentes para começar a exercitar o cérebro e a suas habilidades com questões de pura lógica

Publicidade

Investir na ginástica cerebral pode ser uma ótima alternativa para renovar a memória ou desafiar o raciocínio lógico.

Enigmas ajudam tanto os jovens que estão estudando para o Enem, como para o pessoal da terceira idade, que precisa se exercitar as suas habilidades intelectuais.

Aproveite para colocar o seu cérebro em dia com esses 7 mistérios policiais que o deixarão bastante concentrado, além de garantir uma tarde de diversão. Confira:

1 – A Fuga

Enigma: prisão

João está confinado em um presídio de terra batida e janela altíssima, a qual ele não pode alcançar. A única coisa que tem na cela é uma pá. No entanto, ele não tem comida ou água. Para não morrer, ele precisa encontrar uma saída em 2 dias. Qual é a alternativa para João escapar, lembrando que cavar um túnel levaria muito mais tempo?

Publicidade

2 – O roubo do relógio

Enigma: colar

Por conta do roubo de um relógio, uma mulher ligou para a polícia. No entanto, quando eles chegaram, observaram que a porta estava intacta, enquanto a janela estava quebrada. Outra pista é que a casa estava bagunçada e no tapete havia sujeira. Por isso, no outro dia ao assalto, a mulher acabou sendo acusada pelo roubo e presa. Você sabe por que?

3 – Assassinato na escola

Enigma: escola

O ano letivo começou, e já no primeiro dia acontece um assassinato. O professor de geografia foi morto. Entre os suspeitos estão: o diretor, o jardineiro, professor de matemática e o professor de educação física. No entanto, todos eles disseram que estavam ocupados na hora do crime. O diretor trabalhava em seu escritório. O jardineiro estava podando as folhagens do pátio, atrás da escola. O professor de matemática aplicava o teste do semestre. Enquanto o professor de educação física jogava futebol com os alunos. Você consegue descobrir quem foi responsáel pela morte do professor de geografia? E de que forma a polícia chegou ao acusado?

4 – Morte do idoso

Enigma: morte idoso

Em uma área pobre de uma cidade, havia um idoso que nunca se afastava da onde morava. Na sexta-feira, de um período de verão, um carteiro tentou entregar desse mesmo senhor. Tentou chamá-lo, mas observou, pela janela, que ele estava morto em cima de muito sangue no chão. O carteiro chamou a polícia, que ao chegar identificou três pistas na frente da casa do idoso: duas garrafas que tinham leite morno, uma de leite frio e um jornal de terça-feira. No dia seguinte, a polícia anunciou a prisão do assassino. Vocês imaginam como eles descobriram tão rapidamente?

5 – Dois comprimidos

Enigma: comprimidos
Um assassino em série tinha uma forma de matar as suas vítimas: sequestrava pessoas e fornecia dois comprimidos para elas. Um dos remédios matava instantaneamente, mas o outro não fazia mal. A vítima escolhia qual desejava, e o que sobrava ficava para o assassino. Porém, ao tomar o comprimido, com ajuda de água morna, acaba morrendo em seguida. Já o assassino sobrevivia. Por que o assassino tinha tanta sorte?

Publicidade

6 – Janelas congeladas

Enigma: janela

Em um dia de inverno, de frio intenso e neve, Pedro achou o seu amigo Juca morto na sala da sua casa. Assim, ele ligou para a polícia. Questionado pela polícia, como havia encontrado o corpo, Pedro disse que passava pela região, quando decidiu visitar o amigo. Mas ao bater a porta, incessantemente, a porta, percebeu que algo estava errado. Foi então que ele viu, por trás da janela, uma luz ligada em um dos cômodos. Pedro tentou enxergar melhor, e assoprou o vidro congelado, a fim de descongelá-lo. Na mesma hora, a polícia prendeu Pedro. Qual foi o motivo?

7 – O mistérios do químico

enigma: químico

Um químico foi morto na sua sala de trabalho. A polícia encontrou uma folha de papel, com uma lista de vários elementos químicos, do lado do corpo. Os detetives souberam que o químico recebeu a visita de três pessoas no dia do crime: o amigo Carlos, o sobrinho Nicolas e a esposa Maria. Imediatamente o suspeito foi preso. Quem era o assassino?

Repostas

1 – Com auxílio da pá, João deveria construir um “morro” de terra, com o objetivo de subir escapar pela janela.

Publicidade

2 – A polícia descobriu que foi a senhora, porque a janela estava quebrada pelo lado de dentro. Se tivesse sido pelo lado de fora, os cacos estariam jogados no jardim.

3 – O professor de Matemática é o assassino. Na ocasião ele disse que estava aplicando exame semestral. Mas as aulas haviam se iniciado no dia do crime.

4 – O entregador de jornais, que não passou nos dias seguintes, porque sabia que o senhor não estaria vivo para ler o jornal.

Publicidade

5 – Os comprimidos não continham veneno. Na verdade, o copo d´água era o problema.

6 – Pedro não podia derreter o gelo pelo lado de fora da janela, isso porque o gelo havia de acumulado apenas no interior da casa.

7 – Se você abreviar o nome dos elementos químicos, aparecerá o nome do assassino: Ni-C-O-La-S.

Publicidade

Gostou da brincadeira? Então veja mais 11 desafios para você exercitar o cérebro:

Gostou dos enigmas policiais? Que tal desafiar os amigos? Compartilhe já!

PODE GOSTAR TAMBÉM