A endorfina é um dos hormônios produzidos pelo corpo humano, mais especificamente pela glândula hipófise, localizada no cérebro.
Quando esse hormônio é produzido e liberado na corrente sanguínea, temos sensações agradáveis de bem-estar, alegria e motivação. É por isso que a endorfina foi apelidada de hormônio da felicidade.
Por outro lado, quando a produção de endorfina está baixa, você pode se sentir irritado, triste e corre maior risco de desenvolver problemas como enxaqueca, fibromialgia e ansiedade. Claro, há muitas outras causas para estes problemas mencionados, mas o desequilíbrio hormonal também influencia. Então, vamos ver como aumentar a endorfina no dia a dia.
Veja também: Ocitocina: saiba como age o “hormônio do amor” no organismo
Funções da endorfina no organismo
Vamos falar um pouco mais sobre as funções que a endorfina exerce no nosso organismo. Uma delas é melhorar o humor, pois esse hormônio ajuda a regular os níveis de ansiedade, ao mesmo tempo em que aumenta a sensação de felicidade.
O que também melhora quando seus níveis de endorfina estão equilibrados é a autoestima, pois você sente mais bem-estar, alegria e prazer, aumentando sua autoconfiança e, assim, sua autoestima.
Quando a gente sente alguma dor, a endorfina é liberada na função de analgésico, aos poucos, para ajudar a lidar com a dor, como fazem certos medicamentos, só que de forma natural.
A memória e a atenção também são beneficiadas pelo hormônio, ajudando você a se concentrar nos estímulos externos e internos com mais clareza e atenção.
Até mesmo o sistema imunológico fica mais forte quando a endorfina está em equilíbrio, pois crises frequentes de estresse e a depressão enfraquecem a saúde.
O desejo sexual é mais uma sensação que aumenta por causa desse hormônio, que induz a liberação de outros hormônios, como a ocitocina, que aumenta o desejo pelo contato íntimo e facilita o vínculo amoroso.
Como aumentar a endorfina naturalmente?
Em práticas do dia a dia é possível aumentar a endorfina para se sentir melhor, de modo geral. Claro, tudo de forma equilibrada.
Exercícios físicos
Qualquer tipo de exercício físico que você goste ajuda a liberar mais endorfina. Pode ser desde corrida até alguma dança ou mesmo yoga.
Rir com frequência
Encontrar motivos para sorrir faz sentido, pois quando você dá boas gargalhadas, seus níveis de endorfina aumentam. O que faz você rir? Coloque mais motivos em sua rotina, seja estando com pessoas bem-humoradas, indo a espetáculos, sentindo fortes emoções ou assistindo a vídeos engraçados.
Comer chocolate
Para quem pode, e de forma equilibrada, comer chocolate ajuda a liberar o hormônio da felicidade. Pode ser um quadradinho por dia, e pode ser chocolate com mais cacau para ser mais saudável.
Ter um hobby
Qualquer tipo de atividade que você goste de fazer, faz bem. Até mesmo se manter otimista, enxergar a vida com bons olhos, relembrar fatos agradáveis do passado e fazer planos para o futuro ajuda a manter a endorfina em alta.
Veja também: Cultivar bonsai traz benefícios à saúde mental e ao bem-estar
Com informações de Tua Saúde