Diferente da ortopedia, cardiologia ou ginecologia, que todo mundo sabe o que é, a endocrinologia ainda deixa dúvidas. Mesmo sabendo que tem a ver com o sistema endócrino: sabe qual é a função desse sistema e quais problemas de saúde estão relacionados a ele? Veja agora o que faz a endocrinologia, o que essa especialidade trata e quando é o momento de procurar o endocrinologista.
O que faz um endocrinologista?
O endocrinologista trata de todos os problemas relacionados com os hormônios, em todas as fases da vida: infância, adolescência, adulta e idosa. Embora pareça simples, tratar “apenas” os hormônios, não é à toa que eles precisam de uma especialidade médica exclusiva.
Os hormônios são produzidos e liberados pelas glândulas endócrinas que temos em pontos estratégicos do corpo (daí o nome endocrinologia). Entre as principais glândulas estão:
- Hipófise (cérebro);
- Tireoide (garganta);
- Timo (esôfago);
- Adrenal (rins);
- Pâncreas;
- Ovários;
- Testículos.
Portanto, o endocrinologista trata doenças e distúrbios relacionados com todas essas glândulas, suas funções e órgãos em que age. Alguns deles são:
- Diabetes;
- Hipotireoidismo ou hipertireoidismo;
- Falta de vitamina D;
- Obesidade;
- Síndromes de ovários;
- Osteoporose e osteopenia;
- Doenças suprarrenais;
- Doenças que afetam o crescimento;
- Puberdade precoce ou tardia;
- Menopausa e andropausa.
As glândulas influenciam em todos os sistemas do corpo, por isso a endocrinologia é uma especialidade muito ampla, e existem especialistas em apenas um tipo e glândula.
Você sabe qual médico consultar? Veja a lista com as principais especialidades médicas
Quando procurar um endocrinologista?
Nem sempre um sintoma que você sente é capaz de identificar um problema de saúde, porque ele está relacionado a vários outros problemas.
Então, na dúvida, o ideal é consultar um clínico geral para que ele recomende o especialista certo. De modo geral, você pode procurar um endocrinologista quando:
- Quiser fazer reposição hormonal na menopausa ou andropausa;
- Estiver obeso;
- Tiver criança ou adulto com problema de crescimento;
- Perceber excesso de pelos pelo corpo;
- Estiver com distúrbios menstruais (pode também ser o ginecologista);
- Tiver dores nos ossos e sofrer fraturas frequentes;
- Problemas intestinais, insônia, nervosismo, inchaço, ao mesmo tempo e por um período maior que duas semanas.
E também, quando já foi diagnosticado com algum problema endócrino e sente efeitos colaterais da doença, mesmo enquanto está em tratamento.
Dica: Alimentos para regular hormônios
Cada problema tratado pelo endocrinologista exige tratamentos específicos, mas manter hábitos saudáveis é válido em qualquer caso. Conheça 6 modos de estimular funções hormonais de maneira natural.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.