O que fazer se encontrar um ninho de vespas ou abelhas
Crédito: Freepik

O que fazer se encontrar um ninho de vespas ou abelhas em casa?

A remoção de um ninho de vespas ou abelhas é um trabalho que exige muito cuidado e não deve ser feito por conta própria

Publicidade

Em primeiro lugar, não mexa no ninho. Essa tarefa deve ser feita por profissionais especializados, devido ao risco de ataque dos insetos. As vespas e as abelhas atacam quando são ameaçadas, mas podem se sentir ameaçadas se alguém apenas chegar perto do ninho.

No ataque, basta a picada de uma abelha ou vespa para causar um choque anafilático em uma pessoa alérgica. Se estiver perto do ninho, elas vão atacar em grupo, e aí nem precisa ser alérgico para sofrer sérios sintomas e precisar ir ao hospital.

O que NÃO FAZER ao ver um ninho de vespas ou abelhas?

Jamais jogue água, bata com um pedaço de pau ou ferro e nem tente jogar veneno no ninho. Só o que você vai conseguir é ver a fúria dos insetos vindo para cima de você. No caso das vespas é pior, pois elas ainda atacam antes de morrer.

O que é correto fazer?

Ligue para um serviço especializado, como o Centro de Zoonose, o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil da sua cidade. Esse tipo de serviço requer permissão do Ibama, por isso há poucas empresas privadas que fazem.

Publicidade

A remoção de um ninho de vespas ou abelhas requer muito cuidado. É um trabalho feito no escuro e, uma vez removido, o ninho deve ser ensacado em material próprio e levado para o local adequado.

Depois da remoção você ainda vai ser orientado a aplicar cal ou algum amoníaco no local, pois os insetos liberam feromônios para avisar aos outros insetos que ali é um lugar seguro para fazer ninho. A aplicação do produto remove o cheiro.

Como prevenir a formação de ninhos?

Vespas e abelhas procuram locais protegidos para fazer seus ninhos. Então, fique de olho e conserte possível buracos em muros, nas laterais do telhado da casa, no forro ou nas telhas.

Além disso, fique sempre de olho nos cantinhos dos beirais ao redor da casa e nas árvores do seu jardim, porque é difícil identificar um ninho quando está bem pequeno. Só que quanto antes você notar, melhor.

Publicidade

Chame o serviço especializado mesmo que o ninho esteja bem pequeno. Enquanto isso, mantenha longe do ninho os animais domésticos e as crianças, e avise todos em casa para que não cheguem perto do local onde está o ninho, pois é muito perigoso.

PODE GOSTAR TAMBÉM