Muitas pessoas estão ajudando quem precisa nesse momento de crise. Claro que também as empresas estão fazendo a diferença. São muitas e elas estão ajudando de diversas formas, seja com a doação de produtos de higiene, construção de hospitais, facilidades financeiras e muitas outras. Veja quais são.
Distribuição de produtos de higiene
O álcool gel é fundamental para manter as mãos livres do vírus, quando não se tem acesso a água e sabão. Isso vale principalmente para os profissionais essenciais, que estão trabalhando duro durante a pandemia. As seguintes empresas estão produzindo e distribuindo o produto gratuitamente:
- Ambev
- Amend
- Natura
- Avon
- São Martinho
- Unica
- Diageo
- Pernod Ricard
- Ypê
- Weg
Claro que também não podem faltar sabonetes e sabão em geral, para a higienização das mãos. Essas empresas estão doando, não somente para hospitais, mas também para a população com menor renda.
- Avon
- Natura
- Ypê
- JBS
- Unilever
Construção de hospitais
A Gerdau está doando aço para a construção de hospitais de campanha, em parceria com a prefeitura de São Paulo e o hospital Albert Einstein. Também está nessa parceria a Ambev, que cuida do gerenciamento de todo o processo, a fim de que tudo corra dentro do prazo esperado e com um resultado satisfatório.
Doação de equipamentos, insumos e testes
Entre as empresas que doaram testes rápidos para hospitais, estão a Marfrig, Petrobrás, Vale, Magazine Luiza, EDP, Zaffari e ICF. Respiradores mecânicos também são fundamentais para lidar com o coronavírus, sendo doados por alguns grupos:
- Família Menin
- Klabin
- Suzano
- Positivo
- MagnaMed
- Bradesco
- Itaú Unibanco
- Santander
- Flex
Máscaras e uniformes para equipes de saúde foram doados pela Hering, Vale, Arezzo, Renner e Riachuelo. Também o Magazine Luiza fez doações de colchões e travesseiros para ajudar a equipar abrigos para moradores de rua, em situação de risco, além de hospitais.
Apoio financeiro
A CNI criou um fundo que financia projetos voltados à inovação focada em prevenir, diagnosticar ou combater o coronavírus. Além disso, muitos bancos prorrogaram o prazo para pagamento de dívidas e reduziram as taxas para empréstimos. Também o Nubank reservou 20 milhões de reais para ajudar a quem precisa, doando atendimento médico e psicológico, pagando compras de mercado e farmácia e outros serviços relacionados, durante a pandemia.
Arrecadação e distribuição de alimentos
Os sites Todos por Todos, Juntos Transformamos, além de um específico para São Paulo, ajudam a arrecadar doações e distribuir para quem precisa. Também estão ajudando no combate à fome empresas como o McDonald’s e Casas Bahia.
E seria uma injustiça não lembrar das centenas de pequenas empresas que, apesar de estarem lutando contra a crise, conseguem reservar parte do que tem para ajudar quem não tem nada.
Locomoção facilitada
As companhias aéreas Gol e Latam não cobram a passagem de profissionais de saúde, somente taxa de embarque. A Volkswagen disponibilizou 100 automóveis para logística e transporte, para o governo de São Paulo e Paraná. A plataforma 99 também está ajudando, disponibilizando corridas gratuitas para profissionais de saúde.
São muitas frentes, trabalhando juntas para ajudar a manter o país rodando. E essas são apenas as maiores e mais conhecidas, que acabam sendo percebidas mais facilmente. Certamente existe uma gama de pequenas e médias empresas fazendo sua parte, além é claro da própria população. Todos juntos, para combater uma das piores pandemias de todos os tempos.