Qualquer que seja a área profissional, todo o empreendedor de sucesso tem as suas próprias estratégias. Sempre se ouviu dizer que os melhores negócios são realizados à mesa, pois bem, uma tática muito prática e fácil de ser utilizada, é reunir as partes interessadas para realizar o negocio perto da hora de almoço.
Uma hora antes de se encontrar com a outra parte interveniente faça um pequeno lanche. Enquanto decorrem as negociações, a outra parte começará a sentir fome, ficando, desta forma, mais vulnerável e flexível.
Fácil não é?
Pois bem, a seguir iremos descrever outras dicas que o ajudarão a crescer como um empreendedor de sucesso.
- Estabeleça três grandes objetivos: pergunte-se quais seriam os três grandes objetivos necessários a serem traçados para o crescimento da empresa num período de 6 a 10 meses? Mantenha o foco em questões prioritárias.
- Adote uma postura prática na sala de reuniões: mande retirar todas as cadeiras da sala e realize a reunião de pé. Acredite que irá economizar tempo e as ideias não se irão dispersar.
- Seja diferente e realize as reuniões mais importantes em longas caminhadas: Esta iniciativa para além de proporcionar um aumento de sigilo entre conversas, irá proporcionar um momento que seria de tensão em algo mais relaxado. Outro aspeto positivo será que enquanto caminha melhora o seu humor e estado físico. A sua criatividade estará mais desenvolta, bem como, a sua memória mais receptiva em processar a informação adquirida.
- Saia do seu gabinete e interaja com os seus colaboradores: Sair da sua zona de conforto irá aperceber-se que nem sempre o que está escrito nos manuais é o mais produtivo. Ao interagir com os seus funcionários, irá demonstrar interesse no seu trabalho de uma forma personalizada, o que irá fazer com que o trabalhador se sinta responsável por querer fazer mais e melhor. Por outro lado, consegue ter uma maior percepção do que realmente acontece na sua empresa.
- Estabeleça um dia da semana sem reuniões ou compromissos: durante a semana marque um dia na agenda que será dedicado única e exclusivamente ao seu trabalho/desempenho de funções, mantendo o foco nos seus objetivos traçados.
- Seja inovador: a cada dez semanas retire os seus funcionários das suas funções habituais e coloque-os em contato com o público-alvo, de forma, a que este perceba quais as reais necessidades destes.
- De 3 em 3 meses retire uns dias de férias: estabeleça dois ou três dias de férias a cada 3 meses. A ausência irá proporcionar-lhe momentos de relaxamento, e consequentemente, a sua criatividade ficará em alta.
- Coloque um pequeno bloco de notas no bolso: sim, parece um pouco antiquado, visto estarmos na era das tecnologias, mas, na verdade, é bastante vantajoso para fazer pequenas anotações de ideias que poderão ser colocadas mais tarde em prática.
- Dê uso ao seu smartphone: onde quer que esteja que veja ideias criativas que lhe poderão ser úteis posteriormente, pegue no seu smartphone e fotografe o que é realmente do seu interesse.
- Experiencie coisas novas: saia da sua zona de conforto e faça coisas que acha que são surreais, na sua perspetiva de profissional. Divirta-se, porque isso também faz com que o seu grau de criatividade aumente, assim como, o seu rendimento.
Em suma, apoie-se nestas pequenas dicas para estabelecer os seus próprios objetivos e as suas próprias metas da forma mais viável para a sua empresa/negócio, assim como, crie as suas próprias dicas para ser um empreendedor de sucesso. Boa sorte!