As receitas de empadão de carne podem ser bem completas, com todos os tipos de alimentos necessários para uma refeição saudável. Tem massa caseira, carne e legumes, além de temperos deliciosos. Esse prato pode ser o principal de um almoço ou também uma opção para colocar na mesa de comidas das festas de aniversário. Veja como preparar.
Veja também: receitas maravilhosas de empadão de frango
Como fazer empadão de carne
Para essa receita você pode usar carne moída, carne seca, misturar queijo, legumes e até reaproveitar a carne que sobrou do churrasco. Escolha sua preferida e comece a fazer os testes na cozinha.
1. Empadão básico
Para começar, uma receita que vai dar um bom uso para a porção de carne moída que está no congelador precisando ser consumida. A carne é o ingrediente principal desse prato, revestida com uma fina camada de massa de empadão.
Anote como fazer a massa: receita de empadão básico
2. Com massa podre
A massa oficial do empadão é a massa podre, aquela que é meio seca e meio úmida ao mesmo tempo, que esfarela e desmancha na boca. Se você gosta muito dessa massa, nessa versão ela é usada em uma camada mais grossa.
Veja o que usar no recheio: receita com massa podre
3. Empadão na travessa
Se quiser dar uma variada na receita tradicional, capriche na camada de queijo por cima do prato antes de ir ao forno. Fica ainda mais gostoso para quem ama uma boa porção de queijo derretido. Nessa versão a massa vai só no fundo prato, então é ideal para quem prefere menos sabor de massa.
Sirva em um almoço especial: receita na travessa
4. Com muçarela no recheio
Em vez de colocar uma generosa camada de queijo por cima do recheio para ser a cobertura do prato, essa versão é diferente. Leva a massa podre na base da travessa e também por cima do recheio, mas usa-se queijo muçarela ralado para deixar o recheio de carne mais cremoso.
Confira como fazer a montagem: receita com muçarela no recheio
5. De carne seca
Essa versão é uma das preferidas de muita gente porque o sabor da carne seca é inconfundível e especial. Aliás, nessa receita, a carne seca é no capricho para ninguém botar defeito. Ela é misturada com requeijão, manteiga, cebola, tomate, cheiro-verde e queijo muçarela.
Veja como é fácil fazer a massa: receita de carne seca
6. Com massa de liquidificador
Gosta de receitas muito práticas para um almoço rápido e delicioso? Então as massas de liquidificador são uma boa saída. Nessa receita é assim que funciona. A massa é mais macia do que a massa podre tradicional, mas nem por isso é mais complicada de fazer.
Anote o que vai precisar: receita com massa de liquidificador
7. Com legumes e sem glúten
Para quem está de dieta ou tem restrição alimentar, essa receita é mais saudável e isenta de glúten. Então, prepare-se para um almoço que vai deixar você se sentindo muito bem depois de comer, mesmo se resolver dar uma repetida básica no prato. Até porque vai ser difícil resistir.
Prepare para uma data especial: receita sem glúten
8. Com carne de costela
Fez costela no sábado e sobrou carne? Faça essa beleza de empadão para o almoço de domingo, só precisa de uma salada de folhas para acompanhar. Fica bem macio e ainda tem uma crostinha de queijo ralado por cima que é o toque final de sabor.
Para aproveitar a carne de sobra: receita de costela assada