Emagrecer com saúde parece complicado, porém se parar para analisar, é mais simples. Isso porque emagrecer com dietas muito restritivas, para obter um resultado rápido, faz você sofrer mais e acabar não resistindo às tentações. É aí que muita gente vira refém do efeito sanfona. Emagrecer com saúde envolve uma reeducação alimentar, em que você faz escolhas ao mesmo tempo saudáveis e gostosas.
Não quer dizer que seja um processo fácil para quem está acostumado com excessos. Porém, se você se mantiver firme e determinado, depois do primeiro mês seu paladar vai acostumar com muitos sabores novos. Seu sistema digestivo vai desinchar, você vai se sentir mais leve e de fato vai estar, na balança.
Aos poucos vai acabar percebendo que aqueles alimentos que antes achava estranhos, são na verdade gostosos. Principalmente quando começa a criar novas receitas saudáveis, inclusive versões caseiras das guloseimas industrializadas. Além disso, não vai querer estragar todo o resultado que já conquistou e é aí que a transformação vai começar.
Para começar com entusiasmo, veja a seguir dicas valiosas que o vão ajudar a emagrecer com saúde e de forma permanente, nccão importa qual seja o seu peso atual.
Melhores dicas para emagrecer com saúde
As dicas a seguir devem ser feitas em conjunto. Afinal, seu corpo é uma máquina cheia de engrenagens que trabalham juntas. É preciso que todos os sistemas estejam trabalhando direito para funcionar. Pode parecer um pouco trabalhoso, mas assim que der o primeiro passo tudo vai começar a ser mais fácil.
1. Vá a um nutricionista
Você até pode emagrecer com saúde sem ir a um nutricionista, mas depende de como está a sua saúde agora. Ir ao nutricionista acaba facilitando muito o emagrecimento, porque lhe ele dá o mapa do sucesso.
Você vai fazer exames, o profissional vai avaliar o que está faltando e sobrando no seu organismo. Então vai lhe prescrever um cardápio para reequilibrar tudo. Assim fica bem mais fácil escolher os alimentos certos e ver resultados mais rápido.
2. Substitua determinados alimentos
Caso você queira começar a emagrecer com saúde agora, antes de ir ao nutricionista, comece reavaliando suas escolhas alimentares. Tenha em mente que o seu corpo necessita de tudo um pouco.
Quer dizer, precisa sim de carboidratos, pois essa é a principal fonte de energia do corpo. Precisa também de proteínas e de gorduras. É a qualidade desses carboidratos, proteínas e gorduras que vai fazer a diferença.
Seu corpo também precisa de muitas vitaminas, minerais, fibras e vários outros nutrientes que estão nos alimentos naturais, aqueles de verdade, que não passam por vários processos industriais. Então, basicamente, siga essas dicas valiosas:
- Substitua o açúcar refinado por açúcar de coco, mascavo ou demerara;
- Substitua os salgadinhos do mercado por versões caseiras assadas, como batata-doce chips ou pipoca caseira;
- Reduza o consumo de bebida alcoólica;
- Reduza ao máximo as fast foods, como pizza, hambúrguer e batata frita. Prefira fazer em casa sua pizza com massa integral, hambúrguer feito só com carne de verdade e batata assada;
- Substitua o chocolate branco ou ao leite por amargo ou alfarroba;
- Prefira fazer bolos e biscoitos em casa, com farinha integral e aveia;
- Prefira fazer granola em casa, usando mel no lugar de açúcar;
- Coma mais ovos, frutas, verduras, legumes, cereais integrais e sementes, como chia e linhaça;
- Leia sempre a lista de ingredientes antes de comer; se houver muitos nomes ali que você não sabe o que é, provavelmente esse produto não é saudável.
Essas pequenas mudanças já vão causar uma boa transformação nos seus hábitos alimentares e fazer seu corpo se recuperar dos excessos acumulados.
3. Melhore as quantidades e variedades do que come
Além de fazer as substituições sugeridas acima, também é importante você equilibrar as quantidades em cada refeição e comer com variedade de nutrientes em cada refeição. Por exemplo:
- Porções: reduza as porções de alimento em cada refeição, sem repetir o prato;
- Café da manhã: coma alimentos como um iogurte sem açúcar, uma fruta e granola sem açúcar. Ou então um misto-quente com pão integral, queijo magro, presunto, um iogurte natural e alguns frutos secos, como castanhas, nozes e amêndoas;
- Lanches: siga a mesma ideia do café da manhã, com uma pequena porção de gordura boa com fibras, que estão no coco, no abacate, nos frutos secos e nas sementes. Também coma um pouco de proteína, que pode ser uma fatia de queijo magro, um iogurte ou um ovo cozido;
- Almoço: no prato coloque 50% de legumes, de preferência feitos no vapor, 25% de proteína, que normalmente é a carne, e 25% de carboidratos, que pode ser arroz integral, macarrão integral ou batata, por exemplo. Não repita, nem encha demais o prato.
- Jantar: procure fazer a última refeição pelo menos 3 horas antes de ir dormir. Coloque no prato cerca de 30% de proteína magra, como ovos, peixe ou frango, 20% de carboidrato e 50% de vegetais ao seu gosto.
4. Abandone o sedentarismo
Só comer menos ou com mais qualidade não é o suficiente para realmente emagrecer com saúde. O exercício físico ajuda seu corpo a metabolizar tudo o que você come e enviar para os lugares certos.
O exercício também promove a liberação de hormônios que fazem você se sentir melhor, mais feliz, relaxado e entusiasmado para continuar seu desafio. Além de tudo, é a melhor forma de acelerar a queima de calorias. Escolha uma atividade física que goste e comece a praticar todos os dias, ou pelo menos 3 vezes por semana, no mínimo durante 1 hora.
5. Beba bastante água
Se você já ouviu dizer que cerca de 70% do seu corpo é constituído por água, é verdade. Todos os processos de todos os sistemas do seu corpo precisam de água para funcionar. Cada célula precisa estar hidratada para não morrer. Logo, você precisa se manter hidratado.
A melhor forma de fazer isso é bebendo entre 1,5 a 3 litros de água ao longo de um dia inteiro. Se você tem dificuldade de tomar tanta água, vá alternando-a com água de coco, chá quente ou gelado sem açúcar e sucos naturais sem açúcar. Deixe refrigerantes e águas saborizadas industrializadas só para de vez em quando, quase nunca.
Por fim, seja persistente e mantenha essa mudança de hábitos durante um mês para que o seu corpo comece a se acostumar. Não espere um milagre do emagrecimento de uma semana para a outra. Emagrecer com saúde é o resultado da sua dedicação e uma resposta de agradecimento do seu corpo pelo cuidado que está tendo com ele. Tenha paciência e faça com que cada dia seja uma nova descoberta do melhor que pode fazer por si mesmo.