É muito comum encontrar pessoas com problemas de tireoide. Para quem não sabe, a tireoide é uma glândula que se encontra na parte anterior do pescoço, pouco abaixo do pomo-de-Adão. Ela é responsável por produzir hormônios que estimulam o metabolismo. Justamente por isso, qualquer alteração nessa glândula pode ocasionar problemas referentes aos números na balança.
Pessoas com esse problema costumam sofrer de hipotireoidismo. Entre os sintomas mais comuns desse distúrbio está a dificuldade de perder peso, mesmo com uma alimentação saudável e pouco calórica. Há casos em que mesmo fazendo exercícios com regularidade, pessoas com hipotireoidismo não perde peso e ainda engordam.
A tireóide e sua produção de hormônios afetam várias funções do organismo. Essa glândula regula o metabolismo basal e o mantém a níveis adequados e saudáveis. Quando ela está alterada, o metabolismo basal da pessoa se torna mais lento, o que dificulta a perda peso ou provoca o seu aumento.
Mas há uma boa notícia: há formas de contornar o hipotireoidismo e de voltar a viver como se a sua tireóide funcionasse de maneira perfeita!
Por que o hipotireoidismo surge?
Antes de tudo é importante saber por que esse distúrbio aparece. Ele afeta tanto homens quanto mulheres, mas é mais comum no sexo feminino e a partir dos cinquenta anos. Há muitos motivos para que o hipotireoidismo apareça, sendo um dos mais comuns a falta de iodo no organismo. Confira abaixo outras razões:
- Simples resfriados ou infecções podem fazer com que se desenvolva o distúrbio.
- A gravidez pode provocar hipotireoidismo pós-parto.
- Há vezes em que o sistema imunológico pode atacar a tireóide.
- Lítio e amiodarona são remédios que podem causar hipotireoidismo.
- O tratamento contra o hipertireoidismo pode causar o oposto devido ao iodo radioativo utilizado.
Principais sintomas do hipotireoidismo
Entender quais os sintomas do hipotireoidismo podem lhe ajudar a diagnosticar o problema.
- Inchaço da tireoide, chamado também de bócio.
- Metabolismo lento, o que inclui desânimo, lentidão, perda de foco, intolerância ao frio e ganho de peso.
- Unhas e cabelos frágeis.
- Pele pálida e fria.
- Menor capacidade de produção de suor.
- Dores articulares.
- Cansaço.
- Alteração na menstruação.
- Prisão de ventre.
Como emagrecer com hipotireoidismo?
Alguns alimentos são muito eficazes para controlar os efeitos do hipotireoidismo e outros podem piorar seus sintomas. A seguir, confira uma lista do que você deve consumir e do que você deve evitar.
Diminuem os efeitos do hipotireoidismo
- Verduras e legumes como espinafres, tomates, alho, feijões e lentilha.
- Morango, maçã, manga e coco são boas pedidas, além de avelãs e amêndoas.
- Pode optar também por grãos como milho, girassol e aveia.
- Canela e ginseng.
Não auxiliam no emagrecimento
- Evite couves em geral, rabanete, alface, cenoura, batata, cebola, pepino, abóbora e aipo.
- Algumas frutas como laranja, limão, pêssego, melão, uva, figo, abacate e romã devem ficar de fora da sua rotina alimentar.
- Amendoins, nozes e trigos são alimentos também prejudiciais se você possui hipotireoidismo e quer emagrecer.
Outras dicas importantes
Consumir alimentos ricos em fibras, como aveia, é ótimo para quem possui hipotireoidismo. Tente evitar alimentos processados e refinados como farinha branca e açúcares. Mantenha o exercício em dia e evite alimentos muito gordurosos. Se você parar para pensar, tudo isso deve ser adotado por qualquer pessoa que queira emagrecer. Quem sofre desse distúrbio, no entanto, deve ter um cuidado um pouco maior.