Perder peso sempre é um assunto delicado, muitas pessoas tentam de tudo, mas parece um objetivo inalcançável. Foi a partir disso que Edivana Poltronieri, profissional em fisioterapia, resolveu iniciar uma intensa pesquisa para saber qual a melhor maneira de se dar fim às gorduras. Foi então que ela descobriu ser o hipotálamo a chave da questão, ao relacionar o processo de desinflamação com a perda de gordura e assim surgiu a ideia do 5S.
Com o avanço da pesquisa ela pôde perceber que a parte do nosso cérebro onde onde se encontra o hipotálamo e que é encarregada de regular o nosso apetite, acaba por ficar inflamada devido ao excesso de consumo de alimentos gordurosos.
Em entrevista a fisioterapeuta ressalta que tudo é baseado em artigos acadêmicos e diz que testou nela mesma o método e com a ajuda de amigos que a incentivavam e controlavam através do Whatsapp e emagreceu em um mês 9 quilos, sem fazer grandes sacrifícios. Resolveu então ampliar o método e convidou pessoas na área da saúde para testarem também.
Uma das pesquisas em que Edivana se baseou foi a da Unicamp, que analisou que de fato a gordura saturada pode inflamar o hipotálamo que por sua vez fica descontrolado, deixando assim de equilibrar a alimentação com o gasto de energia.
Mas como por em prática o 5S?
Edivana criou 5 passos para seguir, chamando a atenção de que faz-se necessário o apoio de um profissional na área da saúde de acordo como cardiologistas, psicólogos, nutricionistas, esteticistas, psicólogos, dentre outros. Sendo os passos:
- Mudança nos hábitos alimentares, onde um nutricionista irá criar uma alimentação de acordo com as preferências da pessoa, mostrando ao paciente quais são os tipos de alimento que levam à inflamação nas células e quais os que não levam. Além disso é preciso seguir a regra básicas de se comer de 3 em 3 horas;
- Completar a alimentação com os chamados neutracêuticos a fim de restituir no organismo minerais e vitaminas de acordo com o que cada indivíduo precisar;
- Resetar o hipotálamo a fim de o reorganizar, por meio do consumo de alimentos ricos em ácidos graxos e ômega 3;
- Criar com amigos grupos de Whatsapp que estejam com a mesma intenção a fim de motivar;
- Buscar ajuda de um esteticista que entenda de métodos que sejam capazes de desintoxicar e desinflamar o corpo.
O 5S exatamente por ser monitorado por pessoas que trabalham na área e sabem o que estão fazendo, não apresenta riscos. Além disso, antes de se iniciar, faz-se necessário traçar o histórico médico dos pacientes para ser completamente seguro e ajustável a cada pessoa e estilo de vida.
Ela chama a atenção de que para ter maior eficácia é importante que a pessoa se pese todos os dias. Inclusive um estudo feito na Universidade de Tecnologia de Tampere localizada na Finlândia notou através de um teste com cerca de 40 pessoas, que as que subiam na balança para se pesar todos os dias, emagreciam muito mais do que os que faziam isso uma ver na semana.
Valor
O tempo mínimo recomendado é de 3 meses e é necessário ir a um local que seja uma franquia do 5S. No Brasil, tem-se mais de 300. O valor vai de acordo com o objetivo de cada um, mas o valor mínimo é de até R$ 1.200 por mês, isso incluindo todo o apoio necessário.
Eles emagreceram ao todo 49 quilos
O casal Aurea Uchoa (48 anos) e Antônio Uchoa (50 anos), perderam juntos 49 quilos tem 3 meses, tudo graças ao 5S. Aurea perdeu 22 quilos e Antônio 27. Aurea conta que já havia tentado de tudo, inclusive fez abdominoplastia e de anda adiantou. Quando começaram, ela pesava 89 quilos e ele 118. Segundo os dois a vida passou a ser outra depois do processo. A questão da Aurea era mais grave pois estava com princípio de diabetes e tomava medicação, mas depois de emagrecer, não foi mais necessário. Hoje, depois de um ano eles conseguiram manter e não engordaram mais.
Compartilhe com seus amigos, você pode ajudar alguém que esteja precisando de um incentivo como esse!