Menu

Em segredo, filha doou um rim ao pai: ele ficou emocionado!

Geralmente as pessoas sabem quem será o seu doador de órgão, mas, esse caso foi especialmente um segredo.

Imagens: Reprodução TikTok

Publicidade

Há dois anos, John Ivanowski, que agora está com 60 anos, foi diagnosticado com uma doença renal que poderia levar à insuficiência. Então, sua filha doou um rim para ele, mas, sem ele saber.

Como é possível isso acontecer? Bem, desde quando soube da sua doença e da possível necessidade de transplante de rim, John recusou que sua filha fosse a doadora, apesar da compatibilidade.

O homem, simplesmente, não queria tirar um rim de sua filha para que ele próprio pudesse sobreviver e ter mais qualidade de vida. Mas, o que você faria no lugar dessa filha? Iria apenas aceitar a recusa do seu pai em receber uma ajuda tão importante?

Veja também: Mulher doou um rim a desconhecido após pedido no Facebook

Publicidade

Delayne Ivanowski, a filha de John, é uma enfermeira que estava sofrendo muito ao ver seu pai enfrentando a diálise durante quatro a cinco horas, quatro vezes por semana. Ela iria fazer alguma coisa, ele querendo ou não.

Então, secretamente, Delayne passou oito meses fazendo exames para confirmar se o seu rim era compatível com o organismo de John, para o caso dele se tornar elegível para o transplante.

“Eu pensei: ‘Vou fazer isso. Eu não me importo com o quão bravo ele vai ficar comigo. Eu não me importo se ele me expulsar de casa ou me odiar, ou não disser uma só palavra para mim pelo resto da minha vida’”, disse ela.

“Pelo menos, ele estará vivendo uma vida boa e não ligado a uma máquina”, acrescentou.

Publicidade

De fato, a lista de espera para doação de órgãos é bastante demorada, seja de doadores falecidos ou vivos. Então, o médico que fez o transplante confirmou que John passaria anos esperando por um rim, caso sua filha não quisesse ou não pudesse doar.

Só que, até o momento do pós-operatório, John não fazia ideia que o doador de seu rim era ela. Desde quando soube que receberia o órgão de alguém, os médicos e a família mantiveram segredo.

Depois que a cirurgia foi um sucesso e tudo já estava bem, Delayne fez um vídeo do momento em que entrou no quarto do pai. As imagens emocionantes viralizaram nas redes sociais.

Publicidade

Ela expressou o desejo de que a história de sua família contribua para conscientizar sobre a importância da doação de órgãos.

Atualmente, existem mais de 104 mil pessoas nos Estados Unidos aguardando por um transplante de órgão que pode salvar suas vidas.

“Na verdade, salvei uma vida e espero poder, com conscientização, salvar outras, incentivando as pessoas a se tornarem doadoras ou a dar o próximo passo e fazer o teste de compatibilidade”, declarou a filha, emocionada. Assista:

Publicidade
@delayne_i watch my dad find out that I was his anonymous kidney donor after keeping it a secret for 8 months ? grab a tissue! ##fyp##kidneydonor ♬ original sound – Delayne
Sair da versão mobile