Menu

Em 2020, adultos de 55 a 59 também deverão tomar vacina da gripe

Ministério da Saúde amplia a disponibilização da vacina para pessoas com mais de 55 anos

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

Acontecerão duas mudanças importantes no calendário de vacinação em 2020. Além de ampliar o fornecimento da vacina contra gripe, o Ministério da Saúde também fez mudanças no quadro de vacinação da febre amarela.

Mudanças no calendário vacinal em 2020

De acordo com o Ministério da Saúde, o país passará por duas importantes mudanças no calendário de vacinação. Entre elas, está a vacina contra gripe, mais voltada para idosos. Por outro lado, as crianças de 4 anos também terão que tomar uma segunda dose de vacina contra febre amarela.

Veja também: quais são as vacinas que os adultos precisam tomar

Ampliação da vacinação contra gripe

A primeira entre as mudanças anunciadas é que a vacina contra gripe, antes direcionada apenas para o público idoso, estará disponível para outra faixa etária. Além de atender pessoas acima dos 60 anos, como acontecia antes, irá também ser aplicada a quem tem entre 55 e 59 anos. Assim, fica mais fácil manter a saúde em dia, quando o organismo começa a ficar mais vulnerável.

Publicidade

Certamente foram mantidos outros critérios de vacinação, estando disponível a vacina contra Influenza para outros públicos. Entre eles, “povos indígenas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, idosos, entre outros”. Serão quase 68 milhões de brasileiros beneficiados e a meta é vacinar pelos menos 90% do público.

Segunda dose da vacina de febre amarela

Já a vacina contra febre amarela, que antes era apenas uma aplicação no primeiro ano de vida, tem agora um reforço. De acordo o Ministério, foram realizados estudos científicos e observadas as necessidades epidemiológicas sendo assim a agenda alterada no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“Estudos científicos recentes demonstraram uma diminuição na resposta imunológica da criança que é vacinada muito cedo, aos 9 meses”, explicam especialistas do órgão. Essa é a idade que está no PNI, consequentemente, se faz necessária uma nova dose. Por isso, as crianças com 4 anos também devem se vacinar contra a febre amarela, garantindo assim que não aconteçam outros surtos no país. Além disso, é uma dose a mais de proteção para o resto da vida.

Por que vacinar

Preste atenção ao calendário de vacinas em 2020 e proteja quem ama. Leve quem precisa ser vacinado e aproveite para atualizar seu calendário também. Dessa forma, com uma maior imunidade de cada pessoa, se pode ter um país mais seguro para viver. Quando os vírus encontram ambientes propícios, é mais fácil se alastrar. A vacina funciona como um muro de proteção, melhorando a qualidade de vida.

Publicidade

Se diversas pessoas começam a deixar a vacina de lado, maiores serão as chances dos vírus se espalharem e fortalecerem. Além disso, elas são extremamente seguras e eficazes, e de acordo com o médico Dráuzio Varella, praticamente não apresentam efeitos colaterais. É muito mais seguro e com menos chances de efeitos adversos do que um antibiótico.

E você deixaria de tomar um antibiótico passado por seu médico, só porque há boatos de que pode fazer mal? Na realidade, você sabe que há riscos de efeitos colaterais e toma assim mesmo, porque é necessário para a sua saúde e de quem ama. O mesmo acontece com a vacina, só que muito mais segura. Então, nada de desculpa para fugir da agulha, ok? Vai lá tomar a vacina.

Sair da versão mobile