Os vasinhos nas pernas são inestéticos e afetam nossa autoestima. Este problema estético afeta 55% das mulheres e causa dor nas pernas e inchaço. Os vasinhos são pequenas veias dilatadas logo abaixo da pele, causando sintomas como:
- Dor, ardor, ou sensação de peso nas pernas, que podem ser mais acentuados no fim do dia
- Leve inchaço, geralmente envolvendo apenas os pés e tornozelos
- Coceira na pele onde fica a veia
Vasinhos nas pernas, quais as suas causas?
O principal fator dos vasinhos é a genética. Se sua mãe e sua avó sofrem com este problema é bastante comum que também tenha ou venha a ter vasinhos.
Mas existem outros fatores que influenciam o aparecimento destas pequenas varizes, como a obesidade, tabaco e a pílula anticoncecional. Quando as varizes resultam de fatores genéticos não há muito a fazer para minimizar o problema, pois você herdou de sua mãe umas veias mais fracas que ficam facilmente salientes. Deixar de fumar, fazer uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico pode minimizar o problema.
Tratar os vasinhos ou minimizar o problema
O melhor tratamento para eliminar os vasinhos de suas pernas é a escleroterapia, que consiste em injetar na veia saliente uma solução feita com sal, ácidos gordos e glicerina. Este procedimento ajuda o sangue a circular melhor, minimizando os vasinhos.
A escleroterapia não provoca efeitos colaterais, não causa dor e pode voltar à sua vida normal minutos após acabar o tratamento. A eficácia dos resultados depende na gravidade do problema e do número de sessões. Algumas mulheres escondem estas veias dilatadas com maquilhagem e autobronzeadores, mas estes produtos apenas disfarçam o roxo e azul que as veias causam nas pernas, mas não tratam o problema.
Veja o vídeo e entenda como se faz o tratamento.