Nos países da Europa é bem comum ver casas feitas de pedras e, muitas vezes, estão abandonadas. Mas, mesmo uma casa velha, quando é feita de pedra, continua bonita para quem gosta do estilo, então, como é um material muito resistente, pode valer a pena comprar e reformar.
Foi isso que fez o escocês George Dunnett depois de encontrar uma casa velha de pedra em uma região onde ele passou a infância. A casa estava abandonada havia uns 50 anos, e precisaria de uma grande reforma para se transformar em um lar moderno e aconchegante. Ele estava disposto a fazer isso.
Outra coisa que é bem comum nessas casas antigas e pedra europeias é que muitos proprietários deixar apenas a estrutura das paredes de pé. O interior é vazio, portanto, George sabia que teria de construir as divisões, teto e tudo mais. Mesmo assim, ele estava disposto a fazer isso.
Veja também: Mulher descobre que seu vaso de flores velho vale US$ 100 mil
“Havia muito trabalho estrutural que precisava ser feito antes que eu chegasse ao estágio de escolher minhas cortinas”, disse ele. O projeto começou por traçar as paredes e restaurar as lareiras originais com tijolo e cimento.
Uma grande diferença já podia ser notada depois que a nova estrutura da casa velha foi ganhando forma: janelas melhores, teto mais alto, piso consertado e isolamento térmico. “Na verdade, foi bom vir aqui durante o clima frio de janeiro e estar meio quentinho”, disse ele (considerando que em janeiro é inverno na Europa).
Com a parte estrutural refeita, chegou a hora de pensar na pintura, na mobília e na decoração. George teve muito bom gosto ao pensar em ambientes leves e agradáveis, inclusive com placas de gesso nas paredes internas, embora também ficasse interessante com as pedras originais.
Veja também: Casal reforma barco antigo e transforma em barco-casa: veja fotos
Para o piso ele escolheu madeira porque combina mais com a pedra e fica ótimo em um estilo mais moderno também, com muito aconchego. Ele e a mãe fizeram a pintura, enquanto seu pai instalou os paralelepípedos ao redor da casa.
Tudo foi feito com muito cuidado para manter a característica externa da casa e promover uma agradável surpresa a quem entra pela primeira vez nesse lindo chalé. De casa velha passou a ser um lar novinho e cheio de estilo.
“Com o dinheiro que economizei ao longo dos anos com meu trabalho como editor de vídeo e meus canais no YouTube, paguei a casa e todo o trabalho e mobília, menos o valor do empréstimo”, disse ele.
Veja também: Neto reforma casa da avó e a transforma em um lar colorido e inspirador
No geral, George estima que gastou £ 157.844 ($ 196.278) na restauração, incluindo o custo de compra da propriedade.
“Fui bastante ingênuo sobre quanto tempo levaria”, disse George. “Inicialmente, o construtor me disse que levaria dois meses e custaria £ 40.000 (US$ 49.739) para fazer tudo. Mas com o tempo, e à medida que eles forem construindo, você descobrirá que levará pelo menos o dobro do tempo e custará o dobro.”
Reformas são assim mesmo, cheias de surpresa, ainda mais quando se está lidando com uma casa velha que estava abandonada há meio século. Mas, com certeza todo o esforço e investimento valeram a pena.
No vídeo abaixo, que está em inglês, George mostra o processo da reforma e o resultado. Confira: