Uma mulher construiu para seu irmão autista uma casinha em seu quintal e diz que foi um “divisor de águas” para dar a ele a independência de que ele precisa.
Tiffany Chou voltou para o Havaí de Nova York para cuidar de seu irmão de 33 anos, que tem autismo, depois de ouvir que ele estava infeliz em sua casa.
Os irmãos, ambos adotados, não moravam juntos há 15 anos, então Tiffany estava apreensiva sobre como seria porque o comportamento de Chris poderia ser “desafiador”.
Veja também: Vendedor corre atrás de ônibus e resgata menino autista perdido
Para lidar melhor com isso, a irmã de 36 anos e seu namorado decidiram construir sua própria casa de campo para Chris depois de se mudarem para Maui.
“Eu realmente não sabia no que estava me metendo quando voltei e acolhi Chris”, disse o designer de acessórios. “Ele pode ser um pouco barulhento, então decidimos que se ele tivesse seu próprio espaço independente, a apenas alguns segundos de nós, seria o ideal.”
Havia uma pequena estrutura no jardim, que eles derrubaram para começar a construção – e ela e o namorado conseguiram montar a casa por apenas US$ 15.000 (equivalente a quase R$79.500).
Veja também: Atividades para crianças autistas desenvolverem os sentidos
Chris escolheu as cores de sua casa e ajudou inicialmente na construção, que foi concluída em três meses. Em agosto, ele se mudou e, agora, adora suas novas instalações.
“Ele absolutamente adora – e a mudança foi incrível”, diz Tiffany. “Ele vai lavar a louça sem avisar. Isso realmente o ajudou a ser mais independente.”
Eles equiparam a casa especialmente para as peculiaridades do irmão autista, visando sua segurança e comodidade também.
“Chris é a pessoa mais sedenta que você já conheceu, então ele está constantemente acordado à noite bebendo água e precisando do banheiro, então nos certificamos de que seu banheiro e um tanque de água estivessem bem ao lado de sua cama.”
Veja também: Jovem com autismo e epilepsia se torna Miss
Sua cozinha tem um fogão de indução para garantir que não fique ligado e Tiffany prepara sua comida com antecedência, em porções diárias, que ele guarda na geladeira.
A casa – que foi construída com materiais recuperados e equipada com móveis de segunda mão para manter os custos baixos – deu a Chris uma nova independência. E Tiffany e seu namorado têm seu próprio espaço, o que é essencial, principalmente porque receberam sua nova filha, Luna, no mês passado. “Ele adora ser tio e é ótimo com Luna.”
“Foi um divisor de águas para todos nós – eu não tenho mais que constantemente instigá-lo a fazer coisas”, disse a irmã mais velha.
Veja também: Com musicoterapia, criança com autismo regressivo fala pela primeira vez
Enquanto isso, a Tiffany está pronta para fazer uma grande diferença para a comunidade em geral.
Ela criou um novo serviço de emprego para adultos com deficiência. O Depo Market oferece oportunidades de trabalho criativas e sociais para ajudar adultos como Chris a viver de forma mais independente. Assista a um pequeno vídeo mostrando Chris em sua nova casa, que ficou linda!
Compartilhado de Good News Network