É realmente desagradável quando você pega uma peça de roupa para vestir e ela está com aquele cheirinho de mofo. Ainda pior se já estiverem aparecendo alguns pontinho ou até mesmo bolor no tecido. Mas você sabia que o problema não é unicamente estético? Veja o que a umidade pode fazer com suas roupas e como resolver o problema.
O que a umidade pode fazer com suas peças
Independente da região em que você vive, sua casa pode estar vulnerável ao acúmulo de umidade. Isso porque ela é proveniente não apenas do clima, mas de outros fatores. Entre os principais causadores estão as infiltrações, má impermeabilização das paredes, excesso de umidade do solo, falta de ventilação e de incidência de raios solares.
Se você não fizer nada para conter, a umidade pode se acumular no guarda-roupa e afetar suas roupas de várias formas. Veja quais são as mais nocivas:
- Deterioração do tecido: quando a umidade toma conta do armário, ela começa a se acumular nas roupas. Consequentemente, elas passam a sofrer com o rápido desgaste, causado pela má conservação e o desenvolvimento de patógenos no local;
- Formação do mofo: local úmido, sem luminosidade e circulação de ar é tudo o que os fungos precisam para se multiplicar. Assim, começa a surgir o mofo, com ou sem bolor, manchando as peças com pontos pretos, esbranquiçados ou amarelamento;
- Mau cheiro: é fácil identificar o cheiro ruim de roupa úmida – de longe. Além de ser desagradável, também dá um pouco de trabalho para ser removido;
- Mudança na textura: as fibras do tecido sofrem degeneração quando permanecem úmidas por muito tempo. Então a roupa tende a ficar com uma textura diferente da original, além disso, há chances de modificar também a forma.
A melhor forma para remover mofo das roupas
Se suas roupas estão com bolor, amareladas ou com pontinhos pretos, é hora de agir. Para remover, basta espremer um limão sobre a mancha e deixar a roupa quarando ao sol. Em seguida, faça uma pastinha com bicarbonato de sódio e vinagre, aplique no local e deixe agir por 15 minutos. Agora é só colocar na máquina ou lavar manualmente, como de costume.
Use sempre vinagre de álcool na última água do enxague, estenda a roupa corretamente e só guarde depois de estar completamente seca. Assim, você vai evitar também o surgimento de novas manchas e se poupar muito trabalho.
Como evitar e tirar mofo do guarda-roupa
Primeiro de tudo, você tem que entender de onde está vindo a umidade. Veja se há umidade ou até mofo atrás do guarda-roupas, que pode ser decorrente de algum vazamento ou infiltração. Se estiver tudo ok, pode ser a própria umidade do ar ou a forma como está secando as roupas. Veja então como evitar que o mofo se desenvolva em qualquer um dos casos:
- Afaste o armário da parede e coloque placas de isopor entre eles. Isso evita que a umidade natural da parede seja absorvida pela madeira;
- Sempre que possível, deixe as portas do armário abertas para ventilar;
- Permita que a luz do sol entre no cômodo, abrindo cortinas, janelas e portas;
- Certifique-se de que as roupas estão 100% secas antes de guardar;
- A cada 15 dias, passe vinagre de álcool em todo o interior;
- Prepare uma antimofo caseiro.
Mas se ele já se alojou, causando mau cheiro nas roupas ou até mesmo bolor nas prateleiras e tecidos, tem que remover. Para isso, retire todas as peças e, caso não estejam manchadas, coloque no sol para secar. Passe água sanitária diluída ou vinagre de álcool em todo o móvel, deixando-o secar com as portas abertas, preferencialmente por 24 horas. Depois é só colocar as roupas de volta e fazer a manutenção, como ensinado acima.
Veja também: como fazer um antimofo caseiro