Menu

Escola católica edita foto de formatura de aluna para esconder decote

É comum que adolescentes gostem de usar vestidos mais ousados, e não por isso devem ter fotos editadas sem consentimento

Imagem: Olivia Aloisi/Reprodução

Publicidade

Até que ponto uma escola, mesmo sendo religiosa, pode interferir nos detalhes das roupas de suas alunas? Será que podem proibir um decote, costas à mostra e fendas na perna?

Para uma escola católica localizada em Brisbane, na Austrália, pode interferir sim, principalmente se fotos dos alunos com esses trajes forem usadas para campanhas de marketing da instituição.

E foi isso que eles fizeram com a foto de uma ex-aluna, quando editaram o decote do vestido dela para ficar menor, justificando que era inapropriado.

Veja também: Filhos gravam vídeo em homenagem à mãe que faleceu dias antes da formatura

Publicidade

A ex-aluna em questão se chama Olivia Aloisi, que disse que só percebeu a edição do seu decote na foto porque foi avisada por outra aluna, que nem era uma amiga próxima. A imagem foi alterada no Photoshop para fechar o decote dela.

“Acho que alguém da escola deveria ter falado comigo antes de divulgar as fotos para toda a turma. Eu deveria ter recebido algum aviso”, afirmou em conversa com o jornal Courier Mail.

Aproveite e veja: Menina escreve ao chefe da mãe pedindo que a libere para um evento na escola

Olivia não gostou do que foi feito com sua foto, se sentiu envergonhada. Então, foi conversar com a diretoria da escola Mary MacKillop para saber o motivo da alteração.

Publicidade

“Eu fui falar com a vice-diretora na época e disse que isso não era correto. Ela basicamente respondeu: ‘Bem, você está na frente da fila e com um vestido decotado. Isso não é apropriado, caso nós usemos a foto como um material de marketing para a escola'”, disse Olivia.

Por enquanto, o colégio não se posicionou sobre o ocorrido, mas outras alunas denunciaram que tiveram que enviar fotos dos vestidos que pretendiam usar na formatura para aprovação da direção. Segundo publicações nas redes sociais, decotes, costas nuas e fendas “muito altas” não foram permitidas, e muitas pessoas foram obrigadas a comprar roupas novas para entrar na cerimônia.

Veja também: Micromachismo: sabe aquelas agressões “discretas” que passam despercebidas?

Publicidade

Fonte: Daily Mail

Sair da versão mobile