Menu

5 Melhores dicas para economizar nas festas infantis

Comece pela escolha dos convidados e faça você mesmo o que dá pouco trabalho

Crédito: Freepik

Publicidade

Se deixar pelo gosto da mãe e vontade das crianças, as festas infantis podem custar uma pequena fortuna. Mas, não precisa ser assim. É possível economizar em certas coisas e ainda fazer uma festa incrível. Veja estas dicas!

1. Defina o número de convidados

Se você precisa economizar na festa, convide apenas as pessoas mais próximas, com quem seu filho realmente vai gostar de comemorar esse momento.

Esqueça a ideia de que você é obrigada a chamar todos os coleguinhas da escola, vizinhos que nem fazem parte da sua rotina e parentes que nem sabiam da data.

2. Defina o cardápio

Quando você reduz o número de convidados, também economiza no cardápio da festa. Lembre-se que é importante todos comerem, beberem e repetirem.

Publicidade

Mas, não precisa exagerar na quantidade. Some uns 5 docinhos e 5 salgadinhos por pessoa, 2 fatias de bolo e uns 3 copos de refri ou suco para cada.

Aproveite e veja: O que servir em festa infantil: 30 opções de doces e salgados

3. Escolha o espaço

Se você tiver espaço para festas infantis em casa, ótimo! Essa é a escolha mais econômica. Mas, se tiver que ser em outro lugar, primeiro pesquise por opções gratuitas, como um parque municipal que seja seguro.

O aluguel de um salão de festas pode sair muito caro, mesmo em locais próprios para festas infantis. Claro que é mais prático alugar um espaço que já vem com tudo, brinquedos, animadores e até buffet. Mas se for uma festa pequena, para poucas crianças, pode ser desnecessário.

Publicidade

Lembre-se do mais importante: tendo atividades para as crianças se divertirem e alguns comes e bebes, mesmo em um gramado sem brinquedos infláveis ou parquinho, elas vão adorar, e isso é que importa.

Aproveite e veja: Limpeza pós-festa com praticidade: veja como fazer

4. A decoração não precisa ter “a cara da riqueza”

É lindo ter aquele imenso arco de balões, uma parede toda decorada, bonecos de tamanho real e um verdadeiro mundo mágico, mas as crianças não ligam. Acham bonito quando chegam na festa, mas vão ficar mais felizes estourando balões e arrancando braços dos bonecos decorativos.

Publicidade

Não estamos incentivando que você não decore a festa. Claro que deve, mas não se preocupe se não puder pagar para uma empresa de decoração igual aquelas caríssimas de foto do Instagram. Em lojas de artigos para festas e papelarias você encontra tudo o que precisa para decorar por conta própria, e vai custar menos da metade.

Veja também: 30 Ideias de decoração de festa infantil

5. Prepare brincadeiras e a playlist

Não precisa contratar alguém para ficar responsável por dar o “play” na música da festa. É muito importante ter música com uma playlist infantil, mas você mesmo pode fazer uma seleção e ligar em uma caixinha de som, direto do seu celular ou de um pen drive.

O mesmo vale para as brincadeiras. Como dito antes, se tiverem brincadeiras para manter as crianças entretidas, elas vão ficar mais felizes do que se você gastar dinheiro na decoração. Não precisa contratar um monitor que cuide disso, a menos que ninguém mais possa fazer.

Publicidade

O legal é que as brincadeiras podem ser ao estilo antigo, como eram na sua época:

  • Morto ou vivo
  • Pega rabo
  • Dança das cadeiras
  • Dança da bexiga
  • Corre cotia
  • Cabo de guerra
  • Batata quente
  • Passa Anel
  • Estátua
  • Mímica
  • Corrida do ovo
  • Caça ao tesouro

Inspire-se com mais ideias de brincadeiras antigas para ensinar às crianças

Sair da versão mobile