A máquina de lavar roupa é indispensável na rotina de muita gente. Nem passa pela cabeça abrir mão desse eletrodoméstico para economizar energia. Mesmo assim, se usar do jeito certo e com alguns cuidados simples, dá para reduzir um pouco o valor da conta.
Espere ter roupa o suficiente para encher a máquina
Não fique lavando poucas peças de roupa de cada vez se a sua máquina dá conta de várias ao mesmo tempo. Ao fazer isso, você vai ligar a máquina muito mais vezes do que o necessário, e desperdiçar água e energia.
Se tiver que lavar duas ou três peças de roupa suadas da academia, por exemplo, mais vale colocar de molho em uma bacia com um pouco de sabão.
Espere reunir a quantidade de roupa o bastante para aproveitar toda a capacidade da máquina. Mas, lembre-se que a capacidade da máquina não é medida pelo número de peças, e sim, pelo peso.
Veja qual é o peso das peças de roupa para saber como calcular.
Não coloque mais roupa do que a capacidade da máquina
Essa dica é o contrário da anterior. Da mesma forma que você não deve colocar roupa de menos na máquina para não desperdiçar água e energia, não deve sobrecarregar o eletrodoméstico. Ao colocar mais roupa do que a capacidade máxima, a máquina não vai lavar direito e você terá que lavar tudo de novo.
Use ciclos longos só quando for necessário
Se tiver muita roupa para lavar, ou essas roupas estiverem muito sujas, aí sim justifica usar o ciclo longo para garantir uma limpeza completa. Mas, se você tiver apenas peças leves e com sujeira fácil de remover, use ciclos mais curtos que vão economizar não só energia, mas também água.
Evite secar a roupa na máquina
Se a sua máquina é bem moderna, com opção de secagem das peças, ótimo. Mas, prefira usar esse modo só quando for necessário, como nas épocas de chuva em que a roupa demora muito mais para secar no varal. A secadora gasta bastante energia, por isso vale mais a pena estender as peças mesmo.
Pense na sua rotina antes de comprar a máquina
Se você mora sozinho ou só com mais uma pessoa adulta, e vocês não sujam muita roupa durante a semana, não vale a pena comprar uma máquina de 15 quilos, que tem toda uma estrutura para suportar uma quantidade maior de roupas e uma frequência maior de uso, e por isso também gasta mais energia para funcionar, mesmo em ciclos curtos.
Observe a classe energética do eletrodoméstico
Outra dica importante para quando for investir em uma máquina de lavar roupa é prestar atenção na classe energética. Aquelas máquinas que vêm com classe A+ ou até A+++, são mais caras, no entanto economizam muito mais energia. É um investimento a longo prazo.
Evite ciclos com água quente
A roupa fica mais limpa quando você lavar com água quente. Mas, para aquecer a água, a máquina usa muito mais energia. Então, deixe para usar esse modo apenas quando tiver peças com sujeiras mais difíceis ou roupas de bebê, por exemplo.