O ferro de passar roupa está entre os eletrodomésticos que mais consomem energia em casa, junto com o chuveiro, a geladeira e a máquina de lavar roupa. Se você não abre mão de passar suas roupas, o melhor jeito de economizar na conta de energia é aprendendo essas dicas de como usar o ferro de forma mais econômica.
1. Passe todas as roupas de uma só vez
Sim, faz diferença. Quando você junta toda a roupa da semana e passa de uma só vez, sem desligar o ferro da tomada, gasta menos energia do que ir passando as roupas as poucos, conforme necessidade. Se você tem muita roupa para passar e não dá pra esperar completar uma semana, passe duas vezes por semana. O importante é passar o máximo de roupas sem desligar o ferro da tomada.
2. Comece pelas roupas delicadas
Você também consegue gastar menos energia se for aquecendo o ferro aos poucos. Então, comece a passar as roupas delicadas, que exigem menos calor do ferro, depois as roupas comuns até chegar nos tecidos mais pesados, que exigem bastante calor do ferro.
3. Aproveite o final para peças mais finas
Se você acabou se esquecendo de passar todas as roupas delicadas primeiro, deixe-as para o final, quando desligar o ferro da tomada e puder usar o calor remanescente para as roupas que exigem uma temperatura mais baixa.
4. Regule a temperatura do seu ferro
Se você tem um ferro automático, use as funções de regulagem de temperatura a seu favor ao invés de passar todas as peças em alta temperatura, que gasta mais energia.
5. Não deixe o ferro ligado sem precisar
Além de ser um perigo deixar o ferro ligado e não estar usando, é um hábito que faz gastar mais energia. Ligue o ferro quando estiver tudo pronto para passar a roupa. Se precisar fazer uma pausa, desligue-o por segurança e para economizar energia.
Como já foi dito na primeira dica, o ideal é não passar as roupas as poucos, tirando e recolocando o ferro na tomada. Mas se não tiver outro jeito e você precisar dar uma pausa no serviço por alguns minutos, é melhor desligar.
6. Escolha passar roupa fora dos horários de pico
Os horários de pico são aqueles em que há mais aparelhos eletrônicos ligados na tomada, como televisores, chuveiro, aquecedores, ventiladores e afins. Evite passar roupa nesses horários, pois a tarifa é mais cara.