Menu

Como economizar água: 13 dicas para um consumo consciente

A economia de água é importante para você e para o planeta

Crédito: Freepik

Publicidade

Muito se fala sobre a necessidade de economizar água. Mas você realmente compreende a importância desse cuidado e o impacto que a falta de água causaria para você e para o planeta inteiro? Fica difícil imaginar quando você tem água à vontade.

Com certeza já aconteceu de faltar água na sua casa por um dia e mudou totalmente a rotina. Só nesse momento você percebe o quanto precisa de água para fazer diversas atividades em casa, desde a higiene pessoal, limpeza doméstica e, claro, para beber. Sem água não há vida, por isso que o assunto é tão sério.

A importância de economizar água

A preocupação que existe atualmente em todo o mundo é simples. Mesmo que a Terra seja conhecida como o “planeta água”, 97,5% dessa água é salgada, ou seja, não serve para manter as pessoas vivas. Os 2,5% de água doce que podem ser consumidos estão nas geleiras e aquíferos subterrâneos. Apenas 0,26% está em locais mais acessíveis para o uso.

Ainda assim, é bastante água, mas é aí que entra o excesso de consumo e o desperdício. Claro que a participação das indústrias é muito grande quando fala-se em uso da água e também existem programas de conscientização para isso. A verdade é que cada pessoa pode fazer a sua parte para economizar água nas atitudes mais simples do dia a dia.

Publicidade

Como resultado, além de preservar esse recurso para que não falte em futuro próximo, a sua conta mensal também virá mais barata. Isso é muito bom e é um resultado que você enxerga de maneira muito mais clara. Então, veja algumas dicas simples para economizar água no dia a dia.

13 Dicas para economizar água no dia a dia

Crédito: Pixabay

No começo pode ser um pouco difícil de acostumar, mas o ser humano é adaptável e com certeza você vai conseguir ter novos hábitos. Confira as dicas a seguir e incentive todos em casa, além dos vizinhos e dos amigos a fazerem o mesmo.

1. Cuidado com o tempo no banho

Há quem abra o chuveiro e volte para o quarto para escolher a roupa que vai usar. Esse é o primeiro erro que se comete para aumentar, e muito, o desperdício de água. Quando abrir o chuveiro, esteja pronto para entrar no banho.

Um bom banho, considerando a lavagem do cabelo, pode tranquilamente ser tomado entre 7 a 10 minutos ou até menos. Se precisar fazer alguma hidratação nos cabelos ou depilação, desligue o chuveiro e só ligue novamente quando for enxaguar.

Publicidade

Em números, um banho de 15 minutos gasta cerca de 180 litros de água, conforme o tipo de chuveiro. Essa quantidade pode ser reduzida para 60 litros em um banho de 5 minutos ou fechando o chuveiro para se ensaboar.

2. Não lave o carro ou as calçadas com a mangueira

Não há qualquer necessidade de usar a mangueira para lavar o carro ou as calçadas. A melhor alternativa é usar um balde e ir enchendo conforme precisar. Com a mangueira aberta, a quantidade de água que se gasta é muito maior.

Para ter uma ideia mais precisa, são gastos em média 500 litros de água para lavar um carro por fora quando se usa mangueira. Ao usar o balde, a quantidade reduz para 50 litros. Veja a imensa diferença!

Publicidade

3. Reaproveite a água da máquina de roupas

Sabia que você pode tirar a mangueira da máquina de lavar roupas, aquela que vai direto para o esgoto, e deixar que a água do enxague caia em um balde? Mas calma, essa água não é para tomar banho, tampouco para beber. Essa é a água que você pode usar para lavar a garagem ou as calçadas ao redor da sua casa.

4. Espere ter roupa o suficiente para encher a máquina antes de lavar

Tudo bem que algumas cores ou tecidos de roupas podem estragar se você misturar com outras. De modo geral, no entanto, espere que tenha roupa suja o suficiente para encher a máquina e lavar roupas menos vezes.

Quando você tem uma lavadora de roupas pequena, de 5 quilos, ela gasta 135 litros de água por lavagem. Se for lavar no tanque e mantiver a torneira aberta durante 15 minutos, lá se vão 280 litros de água. Você pode economizar muito se deixar a roupa de molho e esfregar cada peça com a torneira fechada, só abrindo para enxaguar.

Publicidade

5. Conserte torneiras que pingam

Uma torneira pingando a cada cinco segundos durante um dia inteiro desperdiça em média 30 litros de água, somando 10 mil litros jogados fora ao ano. Além da água não utilizada, o seu bolso acaba sofrendo as consequências. Então, ao perceber que uma torneira, descarga ou chuveiro estiver com vazamento, vale mais a pena investir um pouco no conserto do que ter um grande prejuízo a longo prazo.

6. Escove os dentes e ensaboe a louça com a torneira fechada

Escovar os dentes ou ensaboar a louça com a torneira aberta acaba virando um hábito e pode ser que você nem perceba que faz. Mas a verdade é que desperdiça muita água. Então, a ideia é que você deixe para abrir a torneira apenas na hora de enxaguar a boca depois que terminar de escovar os dentes.

No caso da louça, você pode ensaboar tudo primeiro e deixar para enxaguar no final todas as louças juntas. E não precisa abrir muito a torneira, só o suficiente para tirar a espuma em poucos segundos.

Publicidade

7. Faça a barba com a água da pia

Fazer a barba também pode ser mais econômico. Em vez de manter a torneira aberta, mesmo que só um pouquinho, a dica é que você tampe a pia, encha com um pouco de água e vá enxaguando a lâmina nessa água. Abra a torneira só no final para lavar o rosto e finalizar.

8. Verifique o registro geral

Pelo menos uma vez ao mês, escolha um momento do dia para fechar o registro geral de água na sua residência e verificar se o relógio continua girando. Se sim, pode ser que tenha algum vazamento. Além de mandar arrumar para prevenir que o problema aumente, você deixar de desperdiçar água e também reduz a conta nos meses seguintes.

9. Aproveite a água das chuvas

Quando, na sua cidade, estiver na estação de chuvas, aproveite para coletar a água da chuva para a mesma finalidade que usaria a água da máquina de lavar. Das duas formas você evita usar água da rede para limpar partes da casa que não precisam receber água tratada. A água das chuvas também tem o benefício de servir para irrigação de plantas que ficam em áreas cobertas.

Publicidade

10. Instale arejadores em torneiras e chuveiros

Os arejadores têm a função de introduzir bolhas nos jatos de água que saem das torneiras e chuveiros. Essa mistura de água e ar faz parecer que tem mais volume de água saindo, então você não abre tanto a torneira ou chuveiro. Assim é possível economizar até 50% de água. Essa é uma atitude interessante, pois o chuveiro é o responsável pelo gasto de 30% a 50% de água em uma casa, enquanto as torneiras gastam de 10% a 20% do total.

11. Prefira descargas acopladas ao vaso sanitário

Esse tipo de descarga é mais econômico do que os modelos com descarga separada. As fabricadas a partir de 2001 utilizam só 6 litros de água. Outras que levam mais tempo de acionamento gastam em torno de 15 litros e, se tiverem algum defeito, podem gastar até 30 litros. Se não for possível trocar a louça e o sistema todo, instale um “dual flush” no lugar da válvula convencional. Esse sistema usa menos água para resíduos líquidos e mais água para sólidos.

12. Regue o jardim à noite

Se você não conseguiu captar água das chuvas para regar suas plantas, prefira fazer a rega durante à noite, pois assim ela demora muito mais para evaporar. Você economiza água e mantém as plantas mais bonitas e saudáveis ao mesmo tempo.

Publicidade

13. Não jogue óleo de fritura na pia

Essa dica não vai reduzir o seu consumo de água, mas vai evitar a perda de até 400 mil litros de água que ficam contaminados com o óleo. Essa é uma atitude muito importante de preservação do meio ambiente. O óleo pode ser colocado em garrafas PET e ser levado a pontos de recolhimento na sua cidade.

Para conseguir ver um resultado satisfatório, dê uma conferida no valor da sua última conta de água para fazer a comparação com os próximos meses. Você terá uma ótima surpresa e perceberá que realmente estará contribuindo para fazer a diferença.

Leave a Reply

Sair da versão mobile