Se você não mora perto do mar e não tem muito contato com o universo naval, pode nunca ter reparado que alguns navios têm casco vermelho.
Ou até reparou no casco vermelho, mas achava que não havia nenhum motivo especial, além de o dono do navio gostar dessa cor.
Bem, pode até ser que, algum dia lá atrás na história, algum proprietário de navio disse que queria um casco vermelho porque é um cor muito bonita. Mas, hoje vamos falar de outros motivos para sanar a curiosidade que acabamos de inserir na sua cabeça.
Veja também: 10 Curiosidades sobre carros – parte 1
A tinta de cobre avermelhada
Aqui temos um motivo bem importante para navios terem casco vermelho, e isso foi definido há alguns séculos, quando os navios eram feitos só de madeira.
Uma coisa fácil de imaginar é que, quando um navio vai para a água, ele começa a entrar em contato com a vida marinha.
Entre tantas espécies da vida marinha estão os crustáceos chamados de cracas, que se fixam no casco dos navios, assim como fazem com rochas e outros animais maiores.
O problema é que o excesso de cracas comprometia a estabilidade e a velocidade dos navios, então, foi preciso pensar em uma solução.
Há muitos anos, a solução encontrada pelos engenheiros de embarcações foi utilizar uma tinta de cobre para repelir os crustáceos por ter propriedade biocida.
Acontece que, por conta da tinta ser de cobre, sua cor ficava mais avermelhada, e durante os séculos seguintes essa técnica foi usada, dando origem aos navios com casco vermelho tão tradicionais.
Então, mesmo depois de anos, com a evolução das tintas de todas as cores com biocidas, muitos navios continuam sendo pintados de vermelho na parte inferior do casco para manter a tradição.
Veja também: 10 curiosidades sobre carros – parte 2