Por maior que seja o amor pelas plantinhas e a vontade de decorar a casa toda com elas, muita gente ainda tem medo de colocar plantas no quarto. O medo é de que as plantas absorvam muito oxigênio ou liberem toxinas no ar e prejudiquem a saúde enquanto se está dormindo. Veja se faz sentido pensar assim.
Pode dormir com plantas no quarto?
Bem, é verdade que as plantas consomem oxigênio durante a noite. Mas, não o suficiente para roubar todo o seu oxigênio e fazer você se sufocar.
Claro, vai depender da quantidade de plantas em comparação ao tamanho do quarto e se o quarto passa muitas horas fechado, sem a iluminação da manhã.
Mesmo assim, precisaria de uma quantidade muito grande plantas em um ambiente pequeno, totalmente fechado por longas horas, para que a quantidade de oxigênio diminuísse a ponto de faltar. Nesse caso, as plantas começariam a morrer antes de você.
Por outro lado, da mesma forma que as plantas consomem oxigênio à noite, elas produzem oxigênio de dia, então elas ajudam a renovar o ar dos ambientes.
Além disso, ao invés de liberarem gás tóxico no ambiente – como algumas pessoas pensam, muitas plantas são capazes de absorver as toxinas do ar e deixar o seu oxigênio mais limpo.
Veja também: Lista de plantas que purificam o ar da casa
Portanto, não faz mal dormir com plantas no quarto. Para se acostumar, mantenha uma porta aberta para que o oxigênio circule. Pela manhã, abra portas, cortinas e janelas para que as plantas possam fazer a fotossíntese e produzir mais oxigênio.