Será que se deve comer muito ou pouco antes de comer? De acordo com o médico Gabriel Azzini, a alimentação influencia diretamente na sua saúde – seja na perda ou ganho de peso – inflamações no corpo, qualidade do sono e produção hormonal. Se você consome um alimento que não é benéfico e em quantidade errada, não vai conseguir ter um sono reparador e sofrer muito mais facilmente de refluxo.
Comer antes de dormir ou ficar com fome?
De acordo com o Dr. Azzini, seu corpo trabalha muito durante a noite, mas isso não é motivo para colocar um monte de alimentos de difícil digestão para dentro. O ideal é que se alimente de forma suficiente para passar a fome, sem que se esteja com a sensação de estufamento.
O ideal é medir da seguinte forma: imagine uma escala onde 0 é sem fome nenhuma e 10 é morrendo de fome. Se sua fome estiver acima de 6, faça um lanche inteligente, em quantidade balanceada. Se estivem de 5 para baixo, pode ser somente sede e um bom copo de água ou até um chazinho pode resolver.
Porém o ideal é ter a orientação de um nutricionista, para saber qual seria o melhor plano alimentar para alcançar os seus objetivos. É como o médico orientou, cada corpo tem uma necessidade, porém existem regras que ele considera como genéricas, atendendo a todos.
O primeiro ponto é que não se deve ingerir alguns alimentos antes de deitar. Por exemplo, você deve se alimentar mais leve, 3h antes de deitar, evitando carne vermelha e outros alimentos de difícil absorção e processamento. Eles podem atrapalhar o descanso e ainda causar problemas durante a noite.
Os carboidratos são permitidos, desde que em quantidade correta e preferencialmente grãos integrais, preferencialmente integrados a um iogurte leve. Porém, fuja dos comuns cereais matinais super adoçados, pois podem somente te despertar e colocar o seu corpo para trabalhar na hora errada.
Pode consumir antes de dormir tranquilamente o ovo, que é rico e completo, além de ser uma proteína de fácil absorção. Também o frango ou peru, ricos em triptofano, são ótimas escolhas para a noite. Também os peixes gordurosos são uma boa escolha, melhorando a qualidade do sono e liberação hormonal.
As oleaginosas fazem parte de um grupo muito interessante, pois são ricas em magnésio, fazendo com que durma mais rápido e com melhor qualidade. Além disso, ajuda na liberação de melatonina, hormônio responsável por ajudar no relaxamento da musculatura e preparação do corpo para o sono.
Claro que os chás ricos em polifenóis também são uma excelente escolha, como o de camomila e de passiflora. Algumas frutas também ajudam bastante, como o kiwi, que ajuda na produção da serotonina, ou a banana, rica em magnésio e triptofano. O whey protein também pode ajudar a suprir a fome, sem exigir muito do processo digestório, podendo ser tomado com banana e leite.
Então, o ideal é medir a quantidade de fome e fazer um lanche proporcional à necessidade do corpo. Seja para emagrecer, ganhar massa magra, engordar ou somente descansar, há um cardápio adequado. Por isso, a orientação de um profissional de confiança é fundamental, para poder ter os ganhos esperados.
Veja mais sobre o tema, com o médico Gabriel Azzini.