dúvidas sobre o xixi
Crédito: Freepik

Dúvidas sobre o xixi? 5 Perguntas e respostas sobre a urina

Você sabe quantas vezes é normal fazer xixi? E a cor da urina, quer dizer alguma coisa?

Publicidade

É importante cuidar da saúde do seu trato urinário e um dos indicadores é exatamente o xixi. E um ponto fundamental, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), é que se procure, sim, beber 2 litros de água por dia. Porém, esse não é o ponto mais importante; é preciso saber a quantidade de urina que está produzindo.

Por mais que seja algo que faz parte do seu dia a dia, desde o nascimento, o ato de urinar – ou no popular, fazer xixi – pode gerar muitas dúvidas. Veja então uma lista com as principais perguntas e respostas sobre o sistema urinário no dia a dia.

Perguntas e respostas

Muitos problemas renais poderiam ser evitados ou até mesmo descobertos no início, se as pessoas tivessem mais informações. A cultura é permeada de crendices e isso leva a diversas dúvidas do que é ou não fato. Para acabar de vez com o problema, veja a lista de perguntas e respostas sobre o xixi.

Quantas vezes por dia devo fazer xixi?

Para começar essa lista, nada mais justo do que a pergunta que todo mundo se faz. Quantas vezes ao dia se deve fazer xixi? Bom, a resposta não é tão simples assim, pois depende de diversos fatores, como:

Publicidade
  • Idade: quanto mais a idade chega, maior a necessidade de ir ao banheiro mais vezes;
  • Atividade física: quando você sua, tem menos líquido para se desfazer, formando assim uma menor quantidade de urina;
  • Doenças cardiovasculares: elas tendem a causar retenção de líquido;
  • Diabetes: faz com que a pessoa vá mais vezes ao banheiro;
  • Quantidade de líquido: se beber pouca água, irá poucas vezes.

Mas se você quer um número, a quantidade ideal é ir entre 4 e 7 vezes ao dia. Um intervalo de duas horas é bastante saudável, sentindo que a bexiga vai enchendo aos poucos. O que pode indicar algum problema é alguma mudança brusca. Por exemplo, você costumava ir pouco e passou a ir muito mais, se mudanças na ingestão de água.

Qual é a cor de urina ideal?

Novamente, não existe um padrão, mas há indicadores interessantes na sua urina. Ela pode mostrar que você precisa se hidratar mais ou até mesmo uma infeção. Veja o que quer dizer a cor do xixi:

  • Transparente: muita água na sua dieta;
  • Amarelo claro: tudo ok!
  • Amarelo escuro: está bem, mas adicione mais água na dieta;
  • Cor de mel: beba mais água urgentemente;
  • Com espuma: não ignore a espuma, ela pode ser sinal de excesso de proteína ou até mesmo problema nos rins;
  • Laranja: pode ser pigmentação dos alimentos ou problema no fígado/vesícula;
  • Rosa ou vermelha: pode ser pigmentação dos alimentos ou problema no fígado, vesícula, rim, próstata ou câncer;
  • Castanho: desidratação ou problema no fígado;
  • Azul ou verde: medicamentos, alimentos ou infecção bacteriana.

Pode segurar xixi?

Segurar de vez em quando, não faz mal. Porém, se isso se tornar um hábito, pode estar colocando sua saúde em risco. Isso porque o acúmulo de urina na bexiga faz com que ela se distenda, reduzindo sua eficácia ao eliminar a urina. Isso pode ser uma porta de entrada para bactérias que causam infecção urinária. Então, nada de ficar todo dia enrolando para ir ao banheiro, ok?

Gestante sente mais vontade de fazer xixi?

Sim, a mulher grávida tem muito mais vontade de fazer xixi. Isso por causa de dois motivos principais. Primeiro, ela está lidando com a eliminação de líquidos da mãe e do feto, trabalhando dobrado. Além disso, à medida em que a barriga cresce, o espaço para a bexiga diminui, reduzindo a capacidade de armazenamento. Dessa forma, a gestante tem que ir muito mais vezes ao banheiro.

Publicidade

Tudo bem se escapar um pouquinho de urina?

Não! Isso não é normal ou esperado e pode representar o início de um problema. Se isso acontecer, procure ajuda médica e siga as instruções recomendadas. É fundamental fazer exercícios para a musculatura pélvica, como os desenvolvidos por Kegel. Não tenha vergonha, procure seu médico de confiança e se cuide, antes que evolua para uma incontinência urinária.

PODE GOSTAR TAMBÉM