As dracenas não são apenas uma planta, mas sim um gênero com uma diversidade enorme, sendo essas abaixo algumas das mais conhecidas:
- Dracena angustifolia
- Dracena aletriformis
- Dracena arbórea
- Dracena cincta
- Dracena bicolor
- Dracena deremensis
- Dracena concinna
- Dracena elliptica
- Dracena hookeriana
- Dracena goldieana
- Dracena fragrans
- Dracena mannii
- Dracena marmorata
- Dracena marginata
- Dracena phrynioides
- Dracena massangeana
- Dracena umbraculifera
- Dracena thalioides
- Dracena surculosa
- Dracena sanderiana
- Dracena reflexa
Dicas de cuidados com as dracenas
As dracenas não são todas iguais no cultivo, mas também não são muito diferentes. Basicamente, as espécies que têm folhas variegadas, que são aquelas com duas ou três cores, se dão bem nos ambientes externos, pegando sol direto. As que têm folhas só verdes preferem luz indireta porque podem queimar no sol.
Não é uma regra, pois vai depender de como a planta foi adaptada desde pequena. Existem variegadas que não gostam de sol, aí você precisa observar como a planta reage em cada ambiente para escolher o local definitivo para ela.
Regas
De modo geral, as dracenas são plantas rústicas que não precisam de tanto cuidado. As regas podem ser feitas quando notar que o solo está começando a secar na parte de cima.
Apenas tenha cuidado se a planta estiver em um vaso pequeno, pois pode parecer que a terra secou, só que ainda está bem molhada mais para o fundo do vaso.
Coloque um palito ou algum outro objeto mais no fundo da terra para verificar antes de regar, evitando que a raiz apodreça por encharcamento.
Mistura de plantio
Terra vegetal com esterco curtido ou húmus de minhoca é uma boa mistura para o plantio da dracena. Você pode comprar um pacote de terra comum de jardim também, pois as dracenas não são muito exigentes com o solo. Se tiver uma terra no seu jardim que seja muito argilosa, misture com um pouco de areia de construção para ficar mais solta.
Adubação
Pode usar um adubo equilibrado, como o clássico NPK 10-10-10 ou, se preferir um adubo orgânico, a torta de mamona é uma boa escolha.
Podas
As podas só são necessárias se a sua dracena estiver crescendo demais e você notar que o caule alto está enfraquecendo. Pode fazer a poda para orientar o crescimento de novos ramos e fortalecer a planta. Fora isso, faça apenas uma poda de limpeza para remover as folhas secas ou se por acaso tiver folhas doentes.
Reprodução
Para fazer uma nova muda, aproveite quando for fazer uma poda de condução, pois você pode reproduzi-la pela estaquia de caule. Ou seja, corte um caule saudável na sua base e replante. Elas pegam bem fácil.
Se preferir, pode colocar a estaquia em um vasinho com água para ver quando as raízes começam a brotar. Nesse caso, troque a água com frequência para repor o oxigênio. Mas, se não quiser fazer essa etapa, pode colocar a estaquia direto na terra mesmo.
Veja também: Como cultivar pedilanthus