Muitas vezes, as pessoas possuem uma rotina tão estressante que, ao chegar em casa, só querem se divertir um pouco. Isso desregula bastante o sono. Então, saiba se dormir pouco faz mal e quais são as suas consequências.
Dormir pouco faz mal ou não?
É comprovado cientificamente que dormir pouco faz mal para o organismo. O sono é essencial para a saúde e serve para regular diversas funções do corpo. Desse modo, todo o molde comportamental e biológico da pessoa é alterado.
A Universidade de Surrey juntamente com um programa da BBC pediu para pessoas voluntárias que diminuíssem uma hora de sono por um período de uma semana.
Os resultados foram impressionantes, impactando no funcionamento de mais ou menos 500 genes. Até mesmo nos genes ligados a diabetes e relacionados com o processo de inflamações no corpo.
Em outro estudo da Universidade de Oxford quatro pessoas que têm um sono profundo foram monitoradas enquanto dormiam por oito horas contínuas. Nas três noites posteriores tiveram que cortar pela metade esse número e só foram liberadas para dormir quatro horas por noite.
Enquanto faziam o experimento, eles também respondiam a perguntas psicológicas para apontar mudanças de comportamento. A velocidade das mudanças foi impressionante, deixando os candidatos mais ansiosos e intensificado a sensação de estresse, melancolia e desconfiança.
10 Consequências de dormir pouco
Como deu para perceber, dormir pouco realmente gera problemas para o dia a dia. Agora, saiba em detalhes quais são esses problemas e confira como más noites de sono podem prejudicar o seu organismo.
1. Atrapalha o ganho de massa muscular
Os músculos só podem se reconstruir depois de um dia de trabalho (na rotina ou na academia), a partir de 3 pilares. Esses pilares são: exercícios bem feitos, alimentação balanceada e sono regulado.
Se você dorme pouco e não as 8 horas recomendadas, provavelmente não terá ganho de massa muscular ou a recuperação do mesmo.
2. Agrava o quadro de diabetes
Dormir pouco pode ajudar a desencadear a diabetes, assim como agravar o quadro da doença. Isso porque, as horas insuficientes de sono propiciam uma resistência à insulina, por parte do organismo.
3. Provoca casos de obesidade infantil
Além de fazer com que adultos engordem, dormir pouco é muito perigosa para as crianças. Além de atrapalhar o seu rendimento na hora do aprendizado, também prejudica no bom funcionamento do corpo. Ou seja, o metabolismo fica desregulado, propiciando casos de obesidade infantil (e em adultos também).
4. Aumenta a ansiedade
Dormir pouco está diretamente ligado com o aumento das crises de ansiedade. Isso é explicado pelo fato de que o controle da taxa hormonal é feito bastante durante o sono, estando desregulado em noites ruins.
5. Ocasiona fadiga mental
Além de ser ruim para o corpo, uma noite ruim de sono é terrível para o bom funcionamento do cérebro. Por isso, seja em qualquer atividade que for, você terá menor desempenho se tiver dormido pouco. Essa fato interfere diretamente na absorção de conteúdo e no processo de aprendizagem.
6. Causa envelhecimento precoce
Sim, o termo sono da beleza está correto. Dormir bem influencia diretamente na saúde facial, mantendo o seu rosto com a aparência mais jovem, por mais tempo. Enquanto dormir pouco aumenta os índices de radicais livres na pele.
Conheça outros hábitos que provocam envelhecimento precoce
7. Estimula ocorrências de derrame cerebral
Dormir pouco, com frequência, aumenta os riscos de derrame cerebral. Isso é explicado por conta da saúde dos tecidos presentes nessa região.
8. Propicia casos de hipertensão
Dormir pouco pode gerar hipertensão na pessoa depois de muito tempo, principalmente se ela for propensa a esse mal. Além disso, quem já é hipertenso também deve tomar cuidado redobrado com a regulação do seu sono.
Sintomas que indicam que a pressão está alta
9. Pode provocar morte precoce
O seu sono pode estar atrelado a sua expectativa de vida. As diferenças são mais notáveis quando se parte para diferenças mais acentuadas em relação às horas de sono.
10. Provoca obstrução de artérias
Por estar estritamente ligada com a obesidade, o mal processamento dos alimentos associado a má alimentação e dormir pouco, pode propiciar a obstrução de artérias. Assim, regular o sono ajuda na saúde do coração também.
Achou interessante conhecer as consequências de dormir pouco?
Comente abaixo o quanto você dormia e se você pretende regular o seu sono, agora que você já sabe das consequências de uma má noite de sono!