Menu

Dormir mal prejudica a saúde?

Não dormir bem causa cansaço no dia seguinte, fadiga, irritabilidade e lapsos de memória

Crédito: Freepik

Publicidade

Sim, dormir mal prejudica a saúde, e muito! Segundo o Ministério da Saúde, “o sono de qualidade melhora o equilíbrio físico, mental e emocional do ser humano, fortalece o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças e tem grande importância para o bom funcionamento do cérebro”. Então, é fundamental reservar aquelas 8 horinhas por dia, para descansar o equipamento de trabalho  mais importante: seu corpo.

E você sabe por que o sono é importante? Porque sem ele, você pode apresentar “cansaço no dia seguinte, fadiga, irritabilidade e lapsos de memória. Além disso, sonolência diurna exagerada, passando por alterações do humor, da memória e das capacidades mentais, como aprendizado, raciocínio e pensamento”. E agora um estudo comprovou que causa também obesidade.

Dormir mal causa obesidade

Um estudo realizado pela Universidade Estadual da Pensilvânia e publicada na US National Library of Medicine comprovou a ligação entre a falta de sono e obesidade. O estudo foi realizado com 815 alunos da instituição, não obesos, acompanhados ao longo de sete anos. Foram medidos a quantidade de horas dormidas e o aumento de IMC.

Segundo a pesquisa, “a incidência de obesidade foi de 15% e foi significativamente maior em mulheres e indivíduos que relataram distúrbios do sono, menor duração do sono e maior estresse emocional”. Esse estudo comprovou a relação entre dormir mal e o ganho de peso, importante para a saúde como um todo.

Publicidade

Foi realizado outro estudo, de menor proporção, pela mesma instituição, que tinha como objetivo confirmar se menos horas de sono realmente aumentavam a fome, como diz a cultura popular. Dessa forma, pegaram alguns voluntários durante 4 noites, dando alimentos muito calóricos e deixando que dormissem somente 5 horas.

O corpo não reagiu positivamente, aumentando a taxa de insulina e fazendo com que eles sentissem cada vez menos saciados com as refeições hipercalóricas oferecidas. Essa menor saciedade, que aumenta o consumo, aliada a uma maior produção de insulina, resultou em ganho de peso.

Por isso é importante dormir ao menos 8 horas por dia, estabelecendo um ritmo interessante a noite, para que o corpo relaxe. Assim, é interessante seguir algumas recomendações para que se consiga relaxar e adormecer no horário adequado.

  • Eletrônicos: assim que começar a escurecer, desligue as telas da casa. Sim, isso também inclui a televisão e o celular. A luminosidade, mesmo que esteja com o filtro para luz azul, prejudica a produção de melatonina, dificultando o relaxamento muscular;
  • Barulho: da mesma forma que não quer estímulo visual, o sonoro também deve ser evitado. Muito ruído, pessoas falando, música alta e agitada. Nada disso combina com uma boa noite de sono;
  • Luminosidade: de nada adianta apagar as telas da casa se você mantiver a mesma como se fosse uma árvore de Natal. Procure manter o mínimo de iluminação, apostando em luminárias e luzes indiretas;
  • Alimentação: faça uma alimentação mais leve, sem muita gordura, porém o suficiente para não ficar com fome. O famoso copo de leite morno pode ser sim uma excelente opção, porém nada de açúcar, ok?
  • Álcool e cafeína: evite o consumo de álcool antes de dormir, pois por mais que dê a impressão que dá mais sono, reduz a qualidade do mesmo, fazendo com que acorde mais vezes durante a noite. Já a cafeína, no máximo até as 15h.
Sair da versão mobile