Muitos pais acreditam que os filhos ficam mimados se deixarem que durmam aninhados em família por alguns anos. O que muito se ouve de especialistas ou de experiências familiares, é que a criança deve ter sua própria cama logo no primeiro ano de vida, ou mesmo nos primeiros meses, para que se acostume com isso e desenvolva sua independência.
Mas o médico pediatra Dr. Nils Bergman, da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, discorda completamente.
Segundo Dr. Nils, os bebês que são colocados em uma cama sozinhos, longe da mãe, logo ao nascer, têm um sono mais conturbado e um nível elevado de estresse em seu pequeno coração.
Ele comprovou este fato realizando um estudo com 16 crianças que foram monitoradas dormindo no peito da mãe e depois, sozinhas em um berço. Além do resultado que mostrava alteração cardíaca nos bebês que dormiam no berço, notou-se que acordavam com mais frequência, interrompendo o desenvolvimento da passagem entre o sono ativo e o silencioso.
Esse hábito de passar por todas as etapas do sono com qualidade e sem interrupção é muito importante para o desenvolvimento do cérebro dos bebês. Inclusive, pode causar efeitos a longo prazo, pois o estresse desencadeado ao dormir mal e sentir-se sozinho, tende a aumentar as chances de problemas de relacionamento na adolescência.
Ele orienta que nas primeiras semanas de vida o bebê deve dormir no peito da mãe, que é onde se sentem mais confortáveis e protegidos, assim, descansam melhor e tornam-se mais saudáveis.
Depois desse período, o médico também diz que não há qualquer problema em deixar que os filhos durmam com os pais até seus 3 ou 4 anos de idade. Eles precisam dessa segurança e do contato materno para crescerem mais saudáveis e seguros.
Entretanto, para que seja realmente mais saudável para a criança dormir na mesma cada com os pais, é recomendado que estes não fumem, não bebam e não sejam muito obesos, devido aos casos em que bebês faleceram sufocados por pais pesados que se viraram por cima deles sem perceberem. Nestes casos, a melhor opção é que o bebê durma em um berço, mas no quarto dos pais.
E você, concorda que não é por deixar as crianças dormirem por um tempo na cama com os pais, que se tornarão jovens rebeldes ou mal-educados?! Deixe sua opinião.
Fonte: Daily Mail